segunda-feira, 18 de julho de 2011

Greve dos Professores do RN e resposta ao Governo - RN

16/07/2011 RESPOSTA

Coordenadora do SINTE-RN responde aos ataques de Rosalba

A Governadora afirmou que está estarrecida com os sindicalistas por não terem orientado a categoria a acatar a ordem do Tribunal de Justiça para o retorno imediato ao trabalho. Se ela está estarrecida o que dirão os trabalhadores em educação que assistem a um festival de desobediência às Leis por parte do governo?
A começar pela Lei do Piso salarial que vem sendo pisoteada pelo governo desde o dia 06 de abril. A Governadora deve a todos os professores 20 horas semanais de Trabalho. Ao final do mês, são 80 horas de trabalho em sala de aula. E agora quem descumpre a Lei?
Tem mais: a Lei 432/2010, da implementação de sua tabela salarial que será implantada só em dezembro? A lei diz outra coisa. Diz que seria até setembro. Cadê o pagamento da carga suplementar e dos contratados que não está em dia?
Os trabalhadores em educação não arredam pé de lutar pelos seus direitos, nem de denunciar a situação caótica em que se encontra a escola pública estadual. Estamos falando do direto dos profissionais que se estende aos alunos e alunas.
Os argumentos de Rosalba não se sustentam em nenhum aspecto. No que se refere as condições gerais do ensino estado, basta fazer alguns questionamentos à luz da realidade para se verificar que a situação da educação estadual beira o colapso: a reforma do Floriano Cavanti atrasou suas aulas em dois meses. Por que tendo o governo mais de 40 dias para o início das em fevereiro e não providenciou professor para assumir as salas de aula?
Por que cessou a convocação dos professores selecionados em 2010 para assumir as salas de aula? Por que vem retardando a realização do concurso público?
Se fossemos elencar as condições de precariedade das escolas certamente teríamos que escrever um livro. Mas, podemos sintetizar dizendo: "Se o Atheneu,- o mais antigo Liceu do Brasil, está abandonado imagine a resto... e tem resto?
Será que a governadora já parou para pensar que não vai barrar a insatisfação dos Profissionais? Será que o governo está refletindo que neste momento pode-se negociar uma política que vai deixar fora do cenário de 2012 a possibilidade de greve?
O que os trabalhadores em educação exigem é uma política para a educação e de um ensino de qualidade e não do faz de conta que a Governadora quer instituir neste momento.
Professora Fátima Cardos - Coordenadora Geral do Sinte-RN
Fonte: Sinte-RN

2 comentários:

  1. Bom dia.
    A greve é uma forma arcaica de resolver questões principalmente no funcionalismo publico. Infelizmente sabemos que as crianças é que pagarão o pato de ficarem mais burras e com menos chances. O ciclo vicioso esta lançado, pois mesmo com aulas olhe as notas do IDEB de nossas escolas isso é vergonhoso. Há comunidades miseráveis em aldeias da china onde as notas são acima da média, o que fazer?

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,
    A situação é mais sinistra do que parece. Infelizmente a greve é a única ferramenta, pois se com mais de 60 dias de greve o governo ainda não cumpriu nem a lei que determina o mínimo que se deve receber por dar aulas, imagine sem greve? Pior, quando voltar da greve, as escolas ainda continuaram sem professores, pois muitas escolas estão sem professores e o governo não faz concurso. E os alunos especiais? Os professores não tem cursos nem de braile nem de libras. E as escolas que tem salas alagadas, dando choque e com caixas de água e tetos desabando e etc?
    A greve é só a ponta do "iceberg", a justiça não está nem aí, por acaso alguem já viu um juíz ou o ministério público obrigando o governo a cumprir a lei e pagar o mínimo do professor(o piso salarial)? Quando foi que ordenou que se façam as devidas manutenções nas escolas públicas? E a carga horária do professor? Onde é que vai dar certo um professor com 24 turmas de 35 ou 40 alunos por turno? Já imaginou 120 turmas?
    Será que a justiça e o ministério público estão preocupados com o bem público? Se estão, qual o motivo de não terem feito nada até agora? Qual o motivo de nenhum deles terem obrigado o governo a cumprir a lei federal do piso salarial? Que estranho...
    Será que o governo está realmente preocupado com a educação?
    Será que a população sabe o que se passa na educação pública?
    Acho que a tendência é piorar, pois o governo nunca paga nem o mínimo, não cumpre a lei, ainda quer acabar com o plano de carreira, cargos e salários, então é provável que no ano que vem tenha mais greve, e novamente o governo vai ficar fazendo jogo, e a justiça? E o ministério público?
    Amanda Gurgel sintetizou a realidade...

    ResponderExcluir