sexta-feira, 22 de julho de 2011

Marcha das vadias...

Natal sedia edição da Marcha das Vadias em Ponta Negra

Movimento será na tarde de sábado (23), com concentração às 14h no Ponto Sete e caminhada em direção ao Morro do Careca.

Por Silvia Ribeiro Dantas
Tamanho do texto: A


Natal terá a sua Marcha das Vadias na tarde de sábado (23) com o intuito de chamar a atenção para a banalização de crimes contra a mulher, principalmente em relação à violência sexual. A concentração será no Ponto Sete, em Ponta Negra, a partir das 14h e de lá, os manifestantes realizarão uma caminhada em direção ao Morro do Careca.

O movimento foi iniciado na cidade canadense de Toronto, em abril passado, com uma marcha que reuniu três mil pessoas. No Brasil, já houve mobilizações em diversas cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília.

A Marcha das Vadias (tradução do termo em inglês SlutWalk) busca reverter a cultura que culpa as vítimas por casos de violência sexual e desencoraja as mulheres a denunciar os crimes.

O protesto inicial ocorreu em abril, quando alunas de uma universidade no Canadá resolveram protestar depois que um policial sugeriu que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como 'vagabundas' para não ser vítimas de abuso sexual.

A polêmica tomou força através das redes sociais, em sites como Facebook e Twitter, e após a marcha de Toronto houve passeatas pelo Canadá, Estados Unidos, Austrália e diversos outros países.  Informações www. marchadasvadiasnatal.blogspot.com.
Fonte: NOMINUTO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário