quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tribo de Jah - gravações de clipe em Natal RN

Caderno do Diário de Natal Muito
Fonte: Diário de Natal
Edição de quarta-feira, 6 de julho de 2011 
Reggae pedagógico
Fauzi Beydoun, líder da banda Tribo de Jah, participou ontem da gravação de clipes com jovens da capital
Sérgio Vilar // Sergiovilar.rn@dabr.com.br


A música reggae idealizada por Bob Marley no fim dos anos 60 prega a paz, a união e denuncia a desigualdade gritante entre classes. É a vida dos "regueiros guerreiros" descendo a ladeira da Jamaica brasileira para a luta diária da sobrevivência. Esses anônimos abandonados pela história foram protagonistas ontem na gravação de dois videoclipes na Fortaleza dos Reis Magos acompanhados do maior nome do reggae nacional: Fauzi Beydoun, líder da banda maranhense Tribo de Jah.


Atividades fazem parte do programa Mais Educação, do Governo Federal, em parceria com o curso de Cinema da UnP Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Os regueiros da Babilônia natalense são os alunos do programa Mais Educação, promovido pelo Governo Federal, para dar ensino em tempo integral nas escolas estaduais e municipais do país. No primeiro turno do dia, o ensino convencional. No outro, oficinas variadas de esportes, artes e cultura. Participam alunos de 8 a 18 anos considerados do "grupo de risco": moradores de bairros com alto índice de criminalidade e poucas oportunidades de lazer e educação.

A iniciativa do videoclipe partiu do professor e maestro Douglas Almeida, e também da cobrança indireta dos alunos. "Eles cobravam ensaios de músicas do Grafith, de reggae, de samba - é o que eles gostam. A música marcial, na verdade, é o que menos tocamos porque é mais difícil a compreensão e o gosto". Em 2010, Douglas gravou um clipe mais amador da música They don't care about us, de Michael Jackson, gravada junto com o Olodum. E surgiu a ideia de gravar um clipe de reggae.

O contato com Fauzi foi por e-mail. O convite foi prontamente aceito, sem cobrança de cachês, sob a condição apenas das passagens e hospedagens, conseguidas junto a empresas. "O programa não fornece verba para esse tipo de iniciativa. Também conseguimos translado para os alunos, camisetas e 300 reais em baquetas para os instrumentos, que não tínhamos", se orgulha Douglas. A outra parceria foi com o curso de Cinema da UnP, para gravação do vídeo.

O cineasta e diretor do curso, Fábio DeSilva - autor do documentário Sangue do Barro (DocTV) - dirigiu o videoclipe com ajuda dos alunos do curso de Cinema e também Publicidade e Propaganda. "Além de praticar a responsabilidade social, esta ação é uma forma de criar o exercício do audiovisual para os alunos". Fábio ressalta que a linguagem do roteiro foi de documentário, desenvolvido pelos alunos do curso.

Foram escolhidas as músicas Regueiros guerreiros e Ruínas da Babilônia - dois clássicos da Tribo de Jah, gravado em formato de medley no clipe, com arranjos da banda potiguar de reggae Árvores da Vida e dos alunos do Mais Educação. No roteiro, os meninos jogam bola na praia (do Forte), ao lado da Fortaleza dos Reis Magos. A bola bate em Fauzi, que estava olhando pra praia. E começa a interação entre eles, até a tomada do coral na Fortaleza. A sequência será intercaladas com imagens das comunidades.

Mais de 80 alunos de sete escolas estaduais e uma escola do município de Ielmo Marinho participaram do clipe. Serão dois meses de edição até a finalização. Segundo Douglas, o material será exibido no site oficial da Tribo de Jah. O Governo Federal também patrocinará mais de mil cópias do clipe para serem distribuídas nas escolas atendidas pelo programa Mais Educação, como forma de disseminar iniciativas de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário