sábado, 23 de julho de 2011

20 anos de "Nevermind"

Esse foi um cd que eu ganhei de presente, gostei muito, mas não me lembro o ano...

 

Por Kid Vinil . 21.07.11 - 14h58

Kid VinilOs 20 anos de “Nevermind” do Nirvana e outros álbuns que fazem aniversário

O ano de 1991 foi criativo para o rock mundial. A década começava com dois movimentos fortíssimos. Do lado americano, o grunge via Seattle conquistava o mundo com nomes como Mudhoney, Soundgarden, Pearl Jam e, naturalmente, Nirvana. Na Inglaterra, o início da chamada geração Britpop gerava seus primeiros frutos com Primal Scream, My Bloody Valentine, Teenage FanClub e Blur.
O grande marco da década foi sem dúvida o álbum “Nevermind” do Nirvana, lançado em setembro de 1991. O trio vinha de um disco independente, “Bleach”, lançado pelo selo Sub Pop, a Meca do grunge em Seattle. O empresário  David Geffen, dono da gravadora Geffen Records, logo sacou o talento de Kurt Cobain e fez um acordo com a Sub Pop para distribuir mundialmente o álbum “Nevermind”. A primeira impressão causada pelo primeiro single, “Smells Like Teen Spirit”, foi que, segundo o semanário inglês Melody Maker, a música era a rendição do Nirvana para o pop feito pelo R.E.M.  Na época, o jornal comparou a melodia de “Smells Like Teen Spirit” com as melodias do R.E.M. De certa forma, até fazia sentido, pois Kurt era amigo e fã do trabalho de Michael Stipe, que naquele mesmo ano lançava o álbum mais bem sucedido do R.E.M, “Out Of Time”. A produção de “Nevermind” ficou por conta de Butch Vig, que deu ao Nirvana um sabor mais pop dentro do contexto grunge, mas não tirou a essência das ensurdecedoras apresentações ao vivo da banda.

A revista americana  SPIN em seu site disponibiliza um tributo ao clássico álbum do Nirvana, clique aqui e baixe as gravações.
Algumas  bandas participantes  foram amigas de Kurt Cobain,  como os integrantes do Meat Puppets, que participaram do acústico do Nirvana e nesse tributo escolheram “Smells Like Teen Spirit”. Além deles, também colaborou o grupo escocês The Vaselines, liderado por Eugene Kelly, outro cara que Kurt Cobain adorava e gravou no acústico a música “Jesus  Doesn´t Want Me for a Sunbeam”; e também “Molly´s Lips” e “Son Of a Gun” na coletânea “Incesticide” de 1992.
A nova geração do rock americano também está presente nesse tributo, representada por nomes como Titus Andronicus, uma das mais promissoras bandas da nova cena americana, interpretando “Breed”. Os garotos do Surfer Blood eram crianças quando “Nevermind” foi lançado, mas consideram o álbum mais importante de suas vidas. No tributo, o Surfer Blood interpreta “Territorial Pissings”. Vale a pena conferir essa nova geração interpretando canções do disco que todos consideram um marco na história do rock.
Outros grandes discos foram lançados em 1991, 0 ano que além do grunge e do britpop, também lançou o estilo “trip hop” e consagrou bandas como Massive Attack. Além do fenômeno Nirvana, teve também o inicio da era Pearl Jam com o clássico “Ten”.

Os Pixies que influenciaram e muito o Nirvana, lançavam seu último álbum de estúdio, “Trompe Le Monde”.
E no metal, o Sepultura se consagrava internacionalmente com “Arise”, um clássico do gênero death metal, segundo  o  All Music Guide.

Segue abaixo uma lista dos principais álbuns lançados em 1991, que completam aniversário de 20 anos.
SMASHING PUMPKINS – GISH
SOUNDGARDEN – BADMOTORFINGER
PIXIES – TROMPE  LE MONDE
PEARL  JAM – TEN
R.E.M – OUT OF TIME
RED HOT CHILLI PEPPERS – BLOOD SUGAR SEX MAGIK
SLINT – SPIDERLAND
THE JESUS LIZARD – GOAT
PRIMAL SCREAM – SCREAMADELICA
BLUR – LEISURE
MY BLOODY VALENTINE – LOVELESS
TEENAGE FANCLUB – BANDWAGONESQUE
U2 – ACHTUNG BABY
MASSIVE ATTACK – BLUE LINES
THE ORB – THE ORB´S ADVENTURES BEYOND THE UNDERWORLD
E AINDA CINCO DOS MELHORES ÁLBUNS DE HEAVY METAL DE 1991:
METALLICA – METALLICA
SEPULTURA – ARISE
OZZY OSBOURNE – NO MORE TEARS
SKID ROW – SLAVE TO THE GRIND
GUNS N´ROSES – USE YOUR  ILLUSION I & II
Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário