sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma reflexão sobre o que envolve a morte de Bin Laden.

Antes de mais nada, quero afirmar que sou totalmente contra o terrorismo, seja qual for! O tema da morte de Bin Laden é polêmico e envolve muito mais do a mera morte de um terrorista famoso... 
Leia, reflita  e comente com seus amigos, na internet...
Todas as mídias continuam falando sobre a morte de Bin Laden, dizem que a operação só foi possível graças às técnicas de torturas aplicadas a terroristas presos na prisão de Guantánamo (Cuba), diante dessas técnicas, alguns apenados deram informações valiosas para a localização de Bin Laden. A partir das informações arrancadas por meio de tortura, os EUA descobriu a localização do terrorista a aproximadamente uns oito meses.
Numa operação digna de filme, ocorrida na calada da noite paquistanesa, um grupo tático militar americano invadiu o espaço aéreo do Paquistão para em seguida adentrar violentamente uma casa, durante a operação alguns terroristas, parentes e/ou colaboradores foram presos e o maior símbolo do terrorismo, Osama Bin Laden, foi morto. A população americana se sentiu vingada pelo atentado de 11 de Setembro, pessoas, muitas pessoas nos EUA foram as ruas comemorar, festejar e gritar USA. O presidente americano Obama que estava em baixa nas pesquisas de opinião, agora goza do aumento da popularidade, já pensando na reeleição. Polêmicas: surgiu uma foto do terrorista morto e imagens de uma casa revirada, mas muitos querem ver as demais fotos do tiroteio e dos mortos, a dúvida se o governo e as autoridades paquistanesas estariam colaborando ou não com o terrorista. Ficou o suspense e o medo de novas ações terroristas para vingar a morte de Bin Laden.
Vamos refletir um pouco... O país que defende a democracia e os direitos humanos torturou prisioneiros, invadiu um país e matou sem nenhum julgamento o terrorista Osama Bin Laden. Durante as comemorações da morte do terrorista, autoridades afirmaram o uso da tortura. Vamos pensar, se os americanos já sabiam a localização de Bin Laden há aproximadamente oito meses, qual o motivo de não ter prendido ele antes? Poderiam evitar até a possibilidade de o terrorista planejar e executar outros atentados. Será que não importava as vidas que poderiam ser poupadas, mas sim o momento político mais favorável ao presidente Obama? Se existe um repúdio as técnicas de torturas, qual o motivo das autoridades divulgarem que torturaram prisioneiros? Será que com isso eles não querem aproveitar a empolgação da festa e do oba-oba e dizer que os direitos humanos são uma besteira e que a tortura vale à pena, será que os fins justificam os meios? Será que querem legalizar a tortura? Os EUA invadiram o Paquistão, será que os americanos têm o direito de invadir qualquer país? E o respeito às normas e direitos internacionais? Não tem validade? Só os países pobres e em desenvolvimento devem cumprir as normas internacionais? Isso significa que o  Brasil pode ser invadido? A Amazônia brasileira pode ser invadida? Depois de invadir o Paquistão, os militares mataram Bin Laden. Será que ele não poderia ter sido preso? Será que ele não deveria ser julgado antes de aplicar qualquer pena?  Se os EUA e boa parte do mundo festejou e continua festejando o fato, independente de que meios foram utilizados para atingir a meta. Será que os fins justificam os meios, e por isso mesmo direitos humanos, a soberania de países e o direito a um julgamento justo podem ser esquecidos, como será de agora em diante?
           Quem compartilha dos princípios da democracia e dos direitos humanos, segue a máxima que todos devem ter um julgamento com direito a defesa, a tortura deve ser considerada crime, por pior que seja o crime ou o criminoso. Saddam Hussein foi julgado e executado, qual o motivo de Bin Laden poder passar pelo mesmo processo? Os países não podem ser invadidos e pessoas (criminosas ou não) não podem ser simplesmente executadas.
Tudo isso está relacionado ao terrorismo, mas qual o significado da palavra terrorista? Segundo o site Dicionário inFormal, terrorista é “todo ser humano que age para destruir outros e a si mesmo, por conta própria ou manipulado, seguindo razões políticas, religiosas, econômicas, sociais, particulares, psicológicas, psicopáticas, geralmente financiado por terceiros e preparado para seus crimes contra alvos específicos ou mesmo inocentes. Trata-se de uma arma perigosa ambulante humana pronta para matar e destruir.”
Lembremos que os EUA, apesar de dizer que é um país a favor da democracia, da legalidade e contra o terrorismo, ajudou a ditadores de diversos países, cooperou de diversas formas com os militares da ditadura brasileira, explodiu Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis inocentes. E mais, os próprios americanos treinaram Osama Bin Laden para lutar contra os a União Soviética, a família Bin Laden é amiga da família do ex-presidente Bush.
Será que matar pessoas, como foi o caso da bomba de Hiroshima e Nagasaki, treinar Bin Laden para lutar contra os russos, tudo isso devido a razões políticas e econômicas também não é terrorismo?
Os EUA podem fazer tudo o que quiserem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário