domingo, 29 de maio de 2011

Como Treinar?


Treine 3 vezes por semana e corra bem
Edição 202 - JULHO 2010 - MARCELO AUGUSTI
Nem todos os corredores dispõem de tempo suficiente para realizar treinos em seis ou sete dias da semana. Entretanto, isto não significa que não se possa alcançar um rendimento satisfatório nas competições esportivas.

Assim, para otimizar o tempo e proporcionar um trabalho de qualidade, o corredor deve priorizar determinados tipos de treinamento que o tornem resistente e veloz para enfrentar as diversas distâncias.
O desafio de tornar a corrida em algo específico às necessidades individuais passa pela divisão do plano de rendimento em etapas. Para o nosso propósito, essas etapas serão:
Desenvolvimento: buscando a melhora do condicionamento do corredor para "treinar melhor";
Aperfeiçoamento: buscando a melhora do rendimento do corredor para "competir melhor";
Restauração: buscando a recuperação do corredor para "descansar melhor"

Com estes três conceitos, podemos elaborar o plano de rendimento esportivo de modo que o corredor venha a obter o seu melhor desempenho nas competições. O plano que vamos apresentar consiste em três dias de treino na semana, o que será suficiente para as pretensões dos corredores mais exigentes e com reduzido tempo para dedicar-se aos treinamentos.
Conforme a nossa proposta, temos três tipos de treinamento para os quais o corredor deverá dispor de tempo para realizar um trabalho de qualidade que atenda aos conceitos expostos. Assim, temos os seguintes treinamentos:
T1 : Visa melhorar a resistência geral do corredor. Caracteriza-se por ser de baixa a moderada intensidade e de volume moderado a alto;
T2: Objetiva a melhora da velocidade e resistência específica do corredor. Caracteriza-se por ser de moderada a alta intensidade e de volume moderado;
T3: Destinado à melhora do ritmo de competição. É de alta intensidade e baixo volume.

Na primeira etapa do plano, o desenvolvimento, com duração de 8 semanas, o corredor deverá utilizar o T1, que é um trabalho predominantemente aeróbico, e o T2, um trabalho misto (aeróbico x anaeróbico).
Na segunda etapa do plano de rendimento, o aperfeiçoamento, com duração de 4 semanas, o corredor irá utilizar o T2 e o T3, que é predominantemente anaeróbico.
Na semana da competição, o corredor deverá realizar treinos T1, com trotes entre 30-45 min e algumas acelerações entre 100-200m para "soltar" os músculos e manter a "memória" muscular relacionado à velocidade e ritmo de competição, por 2 vezes na semana. O terceiro "treino" será a própria competição.
Já na semana posterior à competição, temos a etapa de restauração, que será caracterizada por 2 treinos tipo T1, com trotes entre 30-45 min e alongamentos. Para os 10 km, uma semana será suficiente; para a maratona, de 2 a 3 semanas de restauração são indicadas como ideal. Após esta fase, o corredor poderá reiniciar o ciclo de treinamento, com um novo plano de rendimento esportivo.
Estas são as especificações da nossa proposta de treinamento para os corredores com pouco tempo destinado à prática da corrida, mas que, mesmo assim, têm pretensões de obter bons resultados nas competições.
Os exemplos aqui expostos podem ser modificados conforme as necessidades de cada caso particular, porém, sempre se seguindo as premissas básicas da proposta, ou seja, o plano de rendimento esportivo e os tipos de treinamento que devem ser aplicados em cada etapa.
A partir daqui, é com você, amigo corredor. Bons treinos e boas provas!



http://revistacontrarelogio.com.br/interface/icone-comment.png20 PESSOAS COMENTARAM
20 Respostas para “Treine 3 vezes por semana e corra bem”
  1. Jader Schlichting, em 29/outubro/2010 às 11:37 diz:
Não estou conseguindo abrir os exemplos. Abraço Jader
  1. Viviane, em 2/novembro/2010 às 18:29 diz:
Será mesmo que um treino de três vezes por semana será suficiente para realizar uma maratona? Quero começar a me preparar para a maratona de Paris do ano que vem, e acho que é necessário mais treinos do que o orientado.
  1. sergio rocha, em 3/novembro/2010 às 12:53 diz:
Oi Jader,
Já solucionamos o problema.
Abs
Sergio
  1. sergio rocha, em 3/novembro/2010 às 14:42 diz:
Oi Viviane,
Com dedicação e disciplina nos treinos digo que é possível. Eu mesmo usei um método (F.I.R.S.T) para a Maratona de Porto Alegre e funcionou. Veja a matéria neste link:
  1. Emerson Iser Bem, em 20/novembro/2010 às 9:26 diz:
Olá Viviane,
Se o objetivo é apenas completar a maratona, é possível sim. Para alguns individuos pode até ser o ideal, pois permite melhor recuperação entre os treinos. Agora, se o objetivo é melhorar a marca, realmente pode ser pouco.
Bons treinos!
Emerson
  1. sergio rocha, em 20/novembro/2010 às 18:28 diz:
Viviane, olha só quem respodeu essa pergunta para vc…. Não é sempre q a gente pode contar com um campeão da São Silvestre (1997) para nos aconselhar :)
Valeu Iser Bem!
  1. Emerson Iser Bem, em 21/novembro/2010 às 0:30 diz:
Olá Sérgio!
Estou sempre acompanhando vcs por aqui também!! E aqui podemos ver as opiniões do pessoal sobre os assuntos que estão na revista.
abç a todos!
Emerson
  1. wagner teixeira, em 30/dezembro/2010 às 22:53 diz:
Sempre quando treino e mesmo depois da corrida de 5 km ou 10 km, no dia seguinte surgem dores terríveis no calcâneo de aquiles. Tenho de fazer alogamento ainda deitado, esticando a perna e puxando as pontas dos dedos em direção ao peito. Só assim consigo me levantar e colocar o pé no piso. Qual a causa e o tratamento adequado?
  1. Sandra, em 2/janeiro/2011 às 12:11 diz:
Ola! Quero me preparar pr uma meia-maratona esse ano. Como devo adaptar a treinamento? Se eu seguir o de 10k consigo?
Tou correndo provas de 10k e fiz minha primeira Sao Silvestre (2010).
Obrigada
  1. Paulo Ricardo, em 6/janeiro/2011 às 17:51 diz:
Olá, será que alguém pode me ajudar nos treinos??????
Preciso de um treinamento para 10 km, atualmente estou com uma marca ruim, mas já corri em 34 min., gostaria de baixar esse tempo….
um forte abraço….
  1. edicarlos rodrigues, em 10/janeiro/2011 às 22:23 diz:
Se vc ja correu para esse tempo você precisa de uma assessoria que entenda seu foco , quero apresentar a voce a assessoria de adriano bastos, você concertesa ira melhorar seu tempo nos 10km , mande um e-mail para ele ,que ele ira te informar como funciona os treinos , visite o site do http://www.adrianobasto.com.br , ele tera tudo o que você precisa ,ok um abraço
  1. manoel, em 12/janeiro/2011 às 23:12 diz:
Boa noite.
Eu estou acostumado a fazer corrida de 10km e 21km, mas este ano pretendo planejar para participar da maratona de Curitiba e do Rio de Janeiro,quantas vezes por semana devo correr e o longo de final de semana até quantos km devo correr.
  1. Dimas, em 26/janeiro/2011 às 17:24 diz:
Olá Sergio. Já participei de algumas Maratonas por aí e atualmente me preparo para Santiago e estou utilizando o método FIRST (3×2)q vc citou. Pouco volume e muita intensidade e nos dias de regenerativo faço natação. O q posso lhe dizer (como vc bem sabe de causa própria), as planilhas são “Punk” e não tem moleza. Vou arriscar e ver no que dá, já que alto volumes de treinos já estavam me desestimulando.
Abraços
Dimas
  1. sergio rocha, em 26/janeiro/2011 às 22:55 diz:
Fala Dimas,
Funciona q é uma beleza. Deu muito certo para mim em Porto Alegre 2008, em que sobrei na prova. Vc vai ver que lá para a 4-6ª semana de treinamento vc consegue fazer os treinos com mais tranquilidade e melhor do que vc acha q poderia.
Abs e bons treinos!
Sergio
  1. Flavia, em 21/fevereiro/2011 às 20:42 diz:
Olá a todos,
Corro ha um certo tempo e tenho começado a perceber que por falta de um bom programa de musculação meu desempenho nao tem evoluido…Gostaria,se possivel,de algumas dicas para iniciar e melhorar o meu condicionamento.
Obrigada!!!
  1. Jeferson, em 6/abril/2011 às 18:50 diz:
Olá,
Treino três vezes por semana e já corri diversas meias e maratonas. Meu treino é um pouco diferente, na terça tenho um regenarativo de 12 a 15 KM, na quinta faço intervalados ou fartlek e no sábado longões, que variam de 20 a 35, dependendo do estágio de preparação que me encontro. Três vezes por semana faço musculação e um dia Pilates (para melhorar a flexibilidade). Assim não me sinto tão cansado e estou mais motivado. Abraço
  1. Jamil Dubar, em 8/abril/2011 às 12:06 diz:
Concordo. Treinei 3 vezes por semana para me preparar para a minha primeira maratona e deu muito certo. Em outros dois dias da semana, fazia musculação/exercícios funcionais. Bons treinos a todos !
  1. Adailton Antonio de Oliveira, em 28/abril/2011 às 17:25 diz:
senhores, tempo de tres dias pode ser bom, preciso que vcs orientaoes para treino de 10 e 5 km estou realizando um trabalho com jovens da minha cidade preciso do apoio de vcs, o primeiro joven tem 21anos já fez uma competiçao de 11km e obteve um resultado de 36m e 45seg.
abraços Adailton Oliveira
  1. wilson L Torres, em 2/maio/2011 às 16:28 diz:
oi!…acho bem impossivel: 3vz por semana dar bom resultado, de imediato, para correr uma maratona !..pode ate tentar, q o bicho e feio. depois q esta na estrada . sou se carapicuiba.desculpe!….
  1. André Gonçalves, em 12/maio/2011 às 8:47 diz:
Gostaria de parabenizá-los pela excelente matéria. Corro há pouco mais de um ano e convivia (até ler este texto) com o dilema de arrumar mais dias na agenda para melhorar meu desempenho. O treino de aperfeiçoamento era o que faltava para complementar meus treinos pré-corrida.
Farei uma nota em meu boot recomendando esta matéria para os muitos, como eu, que não dispõem de tempo para mais treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário