quarta-feira, 25 de maio de 2011

O poder da internet nas greves contra o caos no Rio Grande do Norte

O poder dos natalenses nas redes sociais contra o caos no Rio Grande do Norte

Fonte: NOMINUTO

Não importa quem você é, o que faz da vida, qual religião segue ou de que raça pertence. Independente disso tenho absoluta certeza que você, caro poiguar, já anda com a cabeça cheia de incertezas e, principalmente, revolta depois de uma enxurrada de paralizações dos serviços públicos que revelam a realidade caótica e desequilibram Natal e o Rio Grande do Norte.

É, a coisa tá feia por aqui. Tá começando a ficar chato morar em uma cidade onde o que se vê é apenas problemas. Solução que é bom, a gente não encontra mais um pingo por aqui. De um lado é uma copa engasgando, esmaecendo e difícil de acreditar que sejamos sede, mesmo com as garantias que nos falam. No meio, o caos de viver sob o poder das greves que travam a capital. E por fim, do lado mais crítico, uma linha de políticos e empresários que parecem não querer cuidar da própria cidade em que habitam e só pensam em si mesmos.

O que é isso? É a pegadinha do malandro? Fim dos tempos? Não, não é nada disso. É realidade destruindo sem dó uma cidade cheia de cultura, vida e tradição, onde deveríamos exportar nosso exemplo para outras capitais, mas que infelizmente está entregue cegamente o padrão de outras que sequer tem as riquezas que aqui se encontram.

Mas talvez essa situação perturbadora que colapsa toda uma estrutura já esteja sendo contornada. Aliás, já é realidade. Está mais do que provado que o papa-jerimum tem força, pelos menos no quesito internet, assim como acontece nas redes sociais, como Twitter, estamos descobrindo um caminho que não sabíamos.

Há dias, deslanchamos o vídeo da professora Amanda Gurgel, país adentro, quando criticou a falta de estrutura da educação do RN, assim como acontece em demais regiões do Brasil. Fizemos parte disso. Já nos tornamos história e dignos de respeito e consideração.

Ainda no microblog, criamos a hastag #riogrevedonorte como uma forma de protestar contra o quadro atual e decadente da desorganização dos gestores, e tivemos o termo mais comentado durante toda a segunda-feira (23) a nível nacional (Trending Topics Brasil) quando imperou a greve dos rodoviários.

Foto: Reprodução/Orkut
Comunidade Rio Greve do Norte criada no Orkut já passa dos 6 mil membros.
No Orkut, foi criada a comunidade “Rio Greve do Norte” e desde domingo (22) quase 10 mil membros já se entrosaram por lá e iniciaram um debate articulando entre eles mesmos uma maneira civilizada de colocar ordem na situação.

No Facebook, quase 2 mil pessoas já confirmaram presença em um manifesto chamado Paralisar Natal: #RioGrevedoNorte, que será realizado nesta quarta-feira (25) às 18h, nas proximidades do Midway Mall. Jovens e adultos, de todas as partes da cidade estão decididos a mudar a situação em busca de cidadania usando apitos e cartazes e faixas.

Essas intervenções não são apenas parte de mais algumas. São avanços e devemos reconhecer isso. Que essas atitudes sirvam pra mostrar que somos um povo capaz de aprender a lutar pelos direitos e fazer a nossa parte como cidadãos cobrando das autoridades melhores condições de vida. De saúde, pelo menos, e se não for pedir demais.

Mas não devemos esquecer que fazer barulho somente na internet não reorganiza a cidade. Se você, assim como todos estão insatisfeitos com a atual gestão, mostre sua força e ganhe espaço nas ruas desta capital. Junte sua galera, saia do mundo cibernético e conquiste seus direitos, através de um manifesto pacífico, sem badernas e com consciência, com o que melhor sabemos fazer: usar a voz.

Acorda, Rio Grande do Norte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário