quinta-feira, 30 de junho de 2011

Como fazer sabão

       Um litro de óleo é capaz de poluir o meio ambiente, mas você pode evitar e ainda fazer barras de sabão caseiro para usar nas atividades de limpeza doméstica.

Como o óleo pode prejudicar o meio ambiente?
O óleo é o maior poluidor de águas. E o óleo jogado na pia da cozinha desce pela rede de esgoto e polui dutos de companhias de água, rios, mares, além de entupir ralos e encanamentos, formando uma crosta difícil de ser removida. Sem contar que basta apenas um pouco de óleo de cozinha para causar um estrago muito grande. Segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), um litro de óleo contamina 20 mil litros de água. Em contato com lagos e bacias, ele forma uma camada sobre a superfície que impede a oxigenação. Vale ressaltar que enquanto ficamos abismados com o maior derramamento de óleo mineral na Costa dos Estados Unidos, nós aqui descartamos mais que o dobro da quantidade de óleo em nossos rios, mares e lagoas. Todos os dias, poluímos o meio ambiente e não nos damos conta. Imagine a população de São Paulo e todos os habitantes do Brasil descartando o óleo na pia da cozinha. Isso gera uma contaminação gigantesca.
Qual a forma correta de descartar o óleo de cozinha?
Após utilizá-lo, deixe esfriar, coloque em uma garrafa – dessas de plástico que todo mundo tem em casa – e leve a um posto de descarte. Para saber onde há um posto de coleta mais próximo, acesse www.ecoleo.org.br . Não descarte esse recipiente no lixo comum, pois esse óleo pode vazar e contaminar o meio ambiente da mesma forma.
O que pode ser feito com esse óleo?
Além de preservar a água e o meio ambiente como um todo, o óleo, depois de tratado, serve para fazer tintas, vernizes, sabão, ração animal e biodiesel, o que gera renda para muitas pessoas.



Como fazer sabão caseiro
fonte: http://www.criarfazergratis.com/como-fazer-sabao/
Material necessário para fazer sabão:
½ litro de soda cáustica líquida.
2 litros de óleo ou gordura.
250ml de álcool.
1½ litro de água.
Fazendo o sabão, passo a passo
Com todos os materiais em mãos, vamos iniciar o preparo do sabão.
Para manusear os materiais, é recomendavel, que se use uma luva de borracha.
Coloque todo o material descrito acima, em um balde, mexa bem com um cabo de vassoura, ou até mesmo uma colher de pau, por mais ou menos 40 minutos, até que a massa fique cor creme, e consistente. Assim como mostra a imagem abaixo:

Durante o processo, é possível que sonte um liquido. quando isto acontecer, mecha mais devagar, para que o liquido nao espirre. Quando der o ponto, voce vai poder jogar este liquido fora. Coloque a massa em uma forma, e deixe-o secar por aproximadamente 8 dias, é recomendavel que se use somente após este periodo. Lembrando que quanto mais tempo você deixar secar, mais branco o sabão vai ficar, e ficará melhor para usa-lo.
Percebeu, o quanto é rápido e fácil fazer sabão? Caso ainda tenha duvidas sobre como fazer sabão, escreva-nos um comentário.
Fonte da imagem: laboratoriodeciencias.pbwiki.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário