sábado, 18 de junho de 2011

Capacete de Papelão

Designer Anirudha Surabhi propõe capacete mais resistente que os convencionais.
Por Racquel Tomaz



Não há dúvidas de que capacetes são importantes para a proteção de ciclistas em caso de quedas, por mais que muitos se recusem a utilizá-los. Mas Anirudha Surabhi resolveu questionar a infalibilidade do material dos capacetes convencionais, o poliestireno. É fato que capacetes tem durabilidade limitada a alguns anos e que ele deve ser trocado a cada choque, por menor que seja, mas, de acordo com Surabhi, capacetes protegem a cabeça em apenas 16% dos impactos. Ele afirma que a maior preocupação dos fabricantes de capacetes convencionais seria a aerodinâmica e não a proteção e que esta última deveria ser mais focada, principalmente no caso dos ciclistas urbanos.

Anirudha Surabhi e o Kranium (Foto: designboom)
Como alternativa, o designer propôs um material bem curioso para o Kranium, capacete que desenvolveu: o papelão. Em seus testes, Surabhi comprovou, com base nos padrões britânicos, que o Kranium é 4 vezes mais resistente que os equipamentos convencionais, por absorver mais energia ao colidir, podendo ainda ser utilizado depois de alguns choques, e ter maior durabilidade.

Para lidar com o fator umidade, quer seja pela água da chuva ou pelo suor, por exemplo, foi aplicado um composto de acrílico à prova d’água ao papelão utilizado. E, para garantir maior conforto, o Kranium tem a proposta de ser customizado: cada usuário tem o crânio escaneado antes da construção do equipamento e, a partir das medidas coletadas, cada peça do capacete é construída. Os dados são armazenados para que, sempre que for necessário, o ciclista poderá adquirir um novo capacete igual, por um preço infinitamente menor.
No vídeo abaixo, você pode ver a rápida montagem de um capacete Kranium:

Kranium Structural Assembly from Anirudha Surabhi on Vimeo.
O designer Anirudha Surabhi tinha expectativas de que o produto esteja presente no mercado neste ano de 2011, porém, apesar dos testes, ainda restam dúvidas quanto à veracidade da proclamada resistência do novo modelo de capacete.
Mais barato, leve, durável e resistente. Será que esse capacete de papelão tem futuro?

Fonte: http://bemvindocicloturista.com.br/blog/2011/06/15/capacete-de-papelao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário