quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O abandono das praças esportivas...

   Muito se fala de copa do mundo 2014, mas o povo não tem nem quadras de esportes e quanto tem, elas estão em péssimo estado. O ginásios poliesportivos da cidade encontram-se sucateados, o CAIC de Lagoa Nova que dispõe de pista de atletismo, ginásio e também de piscina, está numa situação tão crítica que a piscina foi interditada...

       Vejam a  matéria do JORNAL TRIBUNA DO NORTE:

Ginásios abandonados e inoperantes


Confiança é que não falta as autoridades potiguares que veem Natal muito bem na disputa para sediar as Olimpíadas Escolares de 2013 para jovens na faixa etária de 12 e 14a nos. O secretário de Esporte e Lazer do RN, Joacy Fonseca, chega a ponto de dizer que não tem dúvida de que a cidade vai ganhar mais essa disputa,porém lamenta o fato de ver a grande maioria das praças públicas em fragalhos. Ele espera que as autoridades despertem para necessidade de recuperar esses espaços, na busca de desenvolver projetos de incentivo ao esporte evitando que os jovens se entreguem à marginalidade.
Alberto LeandroSituado na Zona Norte, o João Machado, tem a cara do abandonoSituado na Zona Norte, o João Machado, tem a cara do abandono

"É muito triste para mim passar pela frente do DED, aquele ginásio encravado numa área nobre da nossa cidade, e que não está servindo mais para nada. O Palácio dos Esportes, o Sílvio Pedrosa. Todos no passado foram locais que serviram para o surgimento de grandes atletas para o desporto do RN e precisam ser recuperados", salientou.

O secretário acredita que a recuperação desses espaços públicos seria o maior legado que uma competição desse tipo poderia deixar a população. O RN ao se inscrever para servir como sede para grandes eventos , obriga as autoridades esportivas a passar com o pires na mão pedindo até pelo amor de Deus para os proprietários dos colégios particulares emprestarem os seus ginásios e piscinas para realização das provas.

"Algumas coisas que ocorrem nos espaços públicos me preocupam muito. No Caic Esportivo, por exemplo, existe uma excelente estrutura. Tem dois ginásios, piscinas, mas está tudo abandonado, só a pista de atletismo funciona direito. Enquanto a piscina e os ginásios estão fora de uso, encontramos um monte de meninos e meninas se rendendo as drogas. Os projetos para programa existem, dinheiro podemos arranjar, mas a minha secretaria está de mão atada, pois não dispomos de espaços para desenvolver os nossos programas", ressaltou.

Joacy Bastos tem esperança de que a vinda da Olimpíada Escolar, bem como as recomendações do COB desperte mais a atenção das pessoas para a necessidade da manutenção dos espaços públicos voltados para o esporte. O secretário conclama o Ministério Público, as autoridades constituídas e a sociedade de um modo geral a debater mais sobre o assunto.
júnior santosSituado numa área nobre, O DED é a verdadeira imagem do descasoSituado numa área nobre, O DED é a verdadeira imagem do descaso

"Esse governo está completando seis meses de administração e nós pegamos algumas áreas em situação muito ruim. A governadora, com a sua equipe de novos secretários, vem tentando resgatar a estrutura de governo. A Secretaria de Esportes necessita de mais verbas para se tornar ainda mais atuante na implementação de sua política esportiva", disse.

De legado mesmo que ficará no estado, é a construção de uma nova pista de atletismo com padrão internacional através de uma parceria com a Comissão de Desporto Militar e que será situada no quartel da Estação de Rádio da Marinha, em Macaíba. O Caic Esportivo também deve receber algumas melhorias para abrigar algumas competições. 4.800 atletas participarão dos jogos em 2013.

Federações trocam de cidade

A deficiência dos ginásios públicos em Natal está forçando várias federações a buscarem novas alternativas para abrigar suas competições. Parnamirim é a cidade que mais vem se beneficiando com a decisão.

Marcelo Sena, presidente da Federação Norte-riograndense de Kung-Fu Tradicional, ressaltou que é muito difícil se encontrar espaços para realizar suas competições na capital e já se transferiu para cidade vizinha.

"Os ginásios públicos natalenses estão muito ruins. Não dispõe de uma estrutura mínima para abrigar um evento como um Norte-Nordeste, que reúne em torno de 400 atletas e pode ser realizado em espaço reduzido. Temos em condições apenas o Nélio Dias, que só é aberto para os  grandes eventos, os demais não possuem  banheiros suficiente e as condições de limpeza em torno do ginásio deixam a desejar também. Eles servem bem para realização de shows porque, neste caso, são instalados banheiros químicos", reclamou o dirigente.

Esportes como o handebol não são praticados em ginásios públicos, todas as competição são baseadas em escolas particulares. Mas o futsal não conta com a mesma sorte. Recentes distúrbios provocados pelas torcidas de ABC e América fecharam as portas de quase todas os espaços privados ao esporte, que agora está sendo obrigado a partir para interiorização.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário