sábado, 2 de abril de 2011

Caic Lagoa Nova, entra governo, sai governo e continua um caos...

O Caic Lagoa Nova que deveria servir a comunidade e oferecer varias escolinhas de diversas modalidades esportivas, continua abandonado, um vergonha! E agora quem vai habitar(se é que já não está lá a mais tempo) é o mosquito da dengue! Pois é, além de não servir para a população, ainda oferece perigo!
E aquele papo de falar que o esporte faz bem a saúde, ajuda tirar as crianças das ruas e assim afastá-las do risco das drogas? Se nunca teve dinheiro para cuidar do Caic, como é que tem dinheiro para a copa? A copa vai ser boa para os jovens que praticam esportes? Tenho minhas dúvidas pois o que vejo é o ginásio DED(em Candelária) abandonado, o ginásio "Machadinho", que já está em decomposição devido ao abandono, vai ser demolido e o ginásio Nélio Dias, na zona norte, está trancado. Muitas praças não tem quadras esportivas e as que tem, nem sempre estão em condições de uso...
Então para que servem as secretárias de esporte do Estado e do Município? Quanto é gasto nessas secretárias? O que elas fazem? Só falam em copa?
Como é que a população vai ter acesso ao esporte?
          Para onde está indo nossos impostos???
Vejam as seguintes matérias de jornais locais, veja que não é de agora que o Caic vem capengando:

Diário de Natal
Dengue // Piscina do Caic requer mais atenção



O perigo da dengue continua a ameaçar a população de Natal. Apesar de uma reforma num dos principais focos da doença na cidade, o mosquito Aedes aegypti vai continuar a encontrar um ambiente favorável para sua procriação. Isso porque o Centro de Desportos Escolar Geração 2000 - o CAIC, do bairro de Lagoa Nova, iniciará a obra de limpeza da piscina apenas na próxima segunda-feira. Alvo de muitas denúncias de populares que transitam pelo local, a piscina do Caic contem água suja e não era trocada regularmente.

"As obras da piscina aqui estão paradas. Há uns dez meses fizeram um pequena reforma, mas não adiantou muito", disse Ricardo Monteiro, porteiro do Caic. A preocupação aumentou ainda mais quando a Prefeitura divulgou na ultima quarta-feira um balanço espantoso em que os casos de dengue subiram 471% em Natal, representando 1.090 notificações a mais que no período de janeiro a marco do ano passado.

Para diminuir a eminência de ação do mosquito da dengue, a diretora do Caic, Magnólia Figueiredo, confirmou que a empresa Escala foi contratada pelo governo do estado para dar inicio as reformas. "Já veio um engenheiro aqui na quinta-feira juntamente com alguns técnicos em construção para observar o que precisamos", disse. O resultado da inspeção feita pelo engenheiro foi a necessidade primeira de esvaziar a piscina, depois escovar e limpar os azulejos. Estava previsto para os operários aparecerem ontem pela manha para iniciar os trabalhos, mas no local havia apenas pequenos serviços remendados, como se tivessem sido abandonados durante a execução, ficando então para reiniciar segunda-feira.

Dentro da piscina, que não tinha uma reforma maior há mais de dois anos, foi possível ver lodo entre os azulejos que se depositaram no fundo com uma pequena quantidade de água, ferrugens, chinelos, sacos plásticos e pedaços de madeira. O custo da obra estava inicialmente orçada em 36 mil reais, mas passou para 42 mil por causa da aquisição de uma bomba moderna que filtra água, para que não possa ser desperdiçada. 
         Olha o que falou o governadora anterior:
Início Imprensa Notícias

Wilma anuncia: Caic pode tornar-se centro de excelência paraolímpico

A governadora Wilma de Faria recebeu na manhã desta quinta-feira (10), o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Vital Severino Neto, e uma comissão de para-atletas potiguares. O grupo agradeceu o apoio do Governo do Estado pela realização da etapa Norte-Nordeste da seletiva para os Jogos Paraolímpicos de Pequim (China) que serão realizados em setembro deste ano. O circuito de provas será realizado em Natal a partir desta quinta até o próximo domingo (13) e será a última oportunidade para os para-atletas atingirem o índice, garantindo uma vaga nas paraolimpíadas. Mas em meio à visita de cortesia, acabaram recebendo uma boa notícia.

“Durante a última reunião que tive com o ministro dos esportes, em março, fiz um pedido pessoal para transformarmos o Caic de lagoa Nova, num centro de excelência do desporto paraolímpico. Ele aprovou a idéia e ficou de vir ao RN avaliar as instalações. Estou apenas cumprindo o compromisso de apoiar o esporte independente de olímpico ou paraolímpico, já que estabeleci a meta de transformar o Rio grande do Norte num Estado de ponta”, destacou a governadora.

Esta é a segunda vez que o Rio Grande do Norte sedia uma seletiva para competições oficiais internacionais. No ano passado, o Estado recebeu os para-atletas que disputaram as vagas para o ParaPan do Rio 2007.

“Nos sentimos verdadeiramente honrados e agradecidos ao povo e ao Governo do Rio Grande do Norte pela acolhida e pelo apoio. O mais importante é que esta não é uma ação isolada. A governadora ao longo dos últimos anos, tem realmente mantido seu compromisso com o desporto paraolímpico e sempre melhorando ainda mais”, comemorou Vital Severino.

As provas do processo seletivo serão realizadas no Sesi-RN e no CAIC, ambos em Lagoa Nova. Pelo menos 320 para-atletas disputarão as últimas vagas para os jogos de Pequim. Entre as modalidades a serem disputadas estão natação, atletismo, tênis de mesa e alterofilismo. A equipe brasileira que viaja para a China contará com cerca de 20 potiguares, mais que o dobro de Athenas em 2004. Pelo menos oito para-atletas do Rio Grande do Norte já alcançaram o índice oficial em outras competições e garantiram vaga nas próximas Paraolimpíadas.

“O Rio Grande do Norte sem dúvida tem um diferencial. Poucos Estados têm o que nós temos e isso, graças à governadora”, disse o nadador Adriano Lima. “Nós, para-atletas potiguares realmente não temos o que reclamar do Governo do Estado pela sensibilidade e apoio. Nós temos é que agradecer em forma de resultados positivos”, afirmou Eduardo Gomes, chefe da delegação potiguar que vai à Pequim. 
Fonte: http://www.psbrn.org.br/noticias/wilma_anuncia_caic_pode_tornarse_centro_de_excelencia_paraolimpico/400/ 

Porém, vejam o que aconteceu em 2010:

Jornal Tribuna do Norte

Caic de Lagoa Nova sofre com a falta de manutenção

Publicação: 19 de Setembro de 2008 às 00:00


Wallace AraújoSEM MANUTENÇÃO - Os pisos de duas quadras estão destruídos e oferecem riscos para estudantesSEM MANUTENÇÃO - Os pisos de duas quadras estão destruídos e oferecem riscos para estudantes

Abandono e falta de incentivo à prática esportiva no Rio Grande do Norte é o que mostra a atual situação do Caic (Centro de Atenção Integrada à Criança) de Lagoa Nova. A começar pelos pisos de duas quadras poliesportivas, que estão praticamente destruídos, a cobertura, os banheiros e os vestiários não possuem estrutura adequada para atender aos atletas. “A professora de vôlei interrompeu os treinos nessa quadra porque teve medo que o teto caísse”, disse uma funcionária do Caic.

Do lado de fora, na fachada e nas áreas descobertas do Centro, o mato cresce por toda parte, e o lixo se espalha. Na parte interna, infiltrações, telhas quebradas, armações e portões enferrujados recheiam a lista de problemas no local, que deveria ser referência para a prática esportiva gratuita. “Aqui é ruim demais, não dá para jogar direito, a bola sai da quadra e se alguém cai, se machuca no piso esburacado”, disse o aluno da Escola Municipal Veríssimo de Melo, Magno Rocha, que jogava na segunda quadra. “Mas fazer o que, só tem aqui para jogar”.

O professor de futsal Massilon Parente explicou que o teto da quadra foi consertado há poucos meses. Porém, para readequar os espaços, é preciso uma reforma mais completa. As traves não possuem rede, nem há uma tela que delimite a área dos jogos, um perigo iminente para quem assiste aos jogos nas arquibancadas.“Há quinze anos dou aulas no Caic, e o espaço nunca recebeu uma reforma ou manutenção de verdade”, disse o professor. Ele explicou que as turmas de basquete abandonaram a quadra coberta porque as tabelas quebraram, tendo que treinar na parte descoberta. “Por isso, as aulas terminam mais cedo”.

Quando o assunto é natação, as piscinas são as menos prejudicadas com a falta de manutenção, desconsiderando-se as redes de pólo aquático remendadas e azulejos encardidos. O paradoxo é que no mesmo Caic funciona o “Museu do Atleta”, uma área destinada aos grandes atletas potiguares, e suas conquistas nos cenários local e nacional, mas nem mesmo a memória do esporte está preservada como deveria. Frente à poeira e falta de tratamento adequado, as relíquias sofrem com a ação do tempo. Na calçada da fama, atletas de destaque como Virna, do voleibol, e Marinho Chagas, melhor lateral esquerdo do Mundo na copa de 1974, ainda não puseram suas marcas, mesmo tendo um espaço garantido para eles.

Governo promete restauração das unidades
A secretária de Esporte e Lazer do Estado, Magnólia Figueiredo, informou que já existem projetos para reestruturar e ampliar o atendimento. “Além do esporte, vamos oferecer palestras sócio-educativas, de educação ambiental, cultura e reforço escolar”, explicou, e também não soube especificar o valor previsto. “Essa parte é da Secretaria Estadual de Educação”.

A coordenadora do Codesp (Coordenadoria de Desportos do Rio Grande do Norte), Ana Dalva Barreto, explicou que o Governo do Estado articula recursos do Governo Federal para restauração nos 15 Caic´s do RN, mas também não especificou os valores. “Ainda estamos regularizando os documentos de cada unidade para poder requerer o orçamento”.

Hoje o Caic de Lagoa Nova atende a 1.710 alunos da rede pública do estado e do município, além da comunidade em geral.
Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/caic-de-lagoa-nova-sofre-com-a-falta-de-manutencao/87603

quarta-feira, 10 de março de 2010


Covisa interdita pista do CAIC Lagoa Nova

Caríssimos leitores. O comunicado, abaixo, assinado pelo presidente da Federação Norte-rio-grandense de Atletismo, José dos Santos Figueiredo, dá dimensão exata do descaso que o poder público de Natal e do Estado tem com nossas praças de esportes. Vejam:

“Natal, 08 de março de 2010.
Caros amigos:
Estou entrando em contato com todos vocês para que fiquem cientes de fatos ocorridos recentemente e que dizem respeito a todos que, de alguma forma, estão ligados ao atletismo.
1- Em virtude da péssima situação de manutenção em que se encontrava, o CAIC Esportivo de Lagoa Nova foi interditado pela COVISA.
2- Entendimentos realizados entre a Secretaria de Esportes do Governo do Estado e a Promotoria da Educação, concluíram que a Pista de Atletismo e a Escola que funciona no CAIC têm condições mínimas de funcionamento e que por isso continuarão com as suas atividades normais. Pelo acordo, a Pista de Atletismo terá que ficar totalmente isolada pela tela das demais instalações do CAIC como a cantina, bebedouro, banheiros, etc. e com os portões que ligam a Pista ao CAIC fechados.
3- O nosso Calendário de Competições terá início no próximo sábado, dia 13 de março. Informo que as condições técnicas de realização das competições não serão afetadas, já que a Pista está funcionando normalmente, mas alerto desde já para o desconforto que nos espera a todos, em virtude de não podermos utilizar as arquibancadas e a sombra que aquela área proporciona nos nossos horários de competições. Todos os atletas presentes que não estejam competindo, assim como treinadores e demais pessoas, terão que permanecer na área próxima à pista de aquecimento.
4- Banheiros químicos e água serão providenciados e disponibilizados nas imediações da pista de aquecimento.
5- Os serviços que serão executados, quando concluídos, deixarão o CAIC em excelentes condições de funcionamento com benefícios para todos.
6- Esperar o término dos serviços para iniciar as nossas competições atrasaria muito o nosso trabalho atrapalhando a preparação dos nossos atletas para a temporada deste ano com prejuízos para todos e por isso tomamos a decisão de iniciar a execução do nosso calendário. Esperamos contar com a compreensão de todos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário