quarta-feira, 13 de junho de 2012

Será o fim dos fotógragos?


Todos os Fotógrafos Acabaram de Ficar Obsoletos


Há um barulho enorme pela internet causado pela imagem e história acima. Um sujeito chamado Mark Meyers, a mente por trás do sempre excelente PetaPixel, criou a "foto" acima apenas com um software chamado Blender. Fácil de usar para alguns e de graça para todos, essa pequena compilação de linhas de programação poderia ser a obliteração total de toda a fotografia como a conhecemos hoje. Se eu acredito nisso? Leia mais para saber.

Outros produziram várias coisas diferentes com o Blender (eu vi um sapo por Jimmy Beltz),  assim como Meyers produziu os parafusos e porcas. Isso tudo sem nenhum estúdio, sem luzes, sem lentes e sem os produtos. Impressionante, não? Também não seria mais necessário viajar para uma locação, daria para economizar muito com equipamentos pesados e caros, seria o fim dos problemas com profundidade de campo ou foco e não haveria jamais a necessidade de aturar alterações de humor de supermodelos. Imagine um mundo onde não há necessidade de ter ou dirigir modelos, não há mau tempo, não há dificuldades com iluminação e o controle de foco é total. Você consegue? Com o Blender você pode viver nesse mundo, hoje mesmo!

De acordo com algumas pessoas esse seria o bicho-papão dos fotógrafos e eu acredito que alguns precisam mesmo temer. Concordo com o que disse Chase Jarvis e penso que se você não adiciona personalidade ou ideias ao seu trabalho, você só aperta botões e PRECISA ser substituído. Seria possível que um software viesse a substituir o estudo cauteloso de composição, posicionamento de luzes, criatividade e pensamento fora da caixa (de areia)? Eu não acredito. Seria tão simplório quanto acreditar que o advento de câmeras digitais automáticas deixaria para trás a necessidade de se aprender a fotografar, iluminação e arte. Você acha isso possível?
Existe atualmente um curioso paradoxo no mundo das imagens. No meu tempo tenho visto cada vez mais fotógrafos imitarem pintores, cada vez mais distantes da retratação da realidade. Independente se considerarmos o uso excessivo da criação divina chamada Photoshop com milhões de camadas, imagens e efeitos para criar "realidades irreais", ou se pensarmos no uso pelo lado negro da Força do HDR em exagerado, produzindo pinturas fotográficas. Não me entenda mal, respeito e até faço alguns trabalhos assim. Por outro lado vejo pinturas se aproximarem cada vez mais da fotografia, com exemplos muito legais que vão de arte urbana e grafitis aos inacreditáveis trabalhos de Paul Cadden. Se você considera esta a última palavra em realidade, então os fotógrafos estão mesmo condenados. E toda uma indústria ligada às imagens já que os filmes do futuro seriam totalmente produzidos por computação gráfica, certo?

Da forma que acredito, sempre haverá espaço para talento e trabalho bem feito. Leia novamente, eu disse E, já que só funciona com as duas coisas.  Qualquer fotógrafo que imprima sua visão em sua arte e capture imagens extraordinárias (como em Extra - ordinárias, ou fora do comum), cheias de vida, clima, inovação e impacto terá sua sobrevida garantida. Também não há substituto (pelo menos por enquanto) para os registros bem feitos de momentos e emoções únicas. Ou você consegue imaginar fotos virtuais de uma festa de formatura, casamento ou final de campeonato? E sempre haverá impressionantes fotógrafos de retratos, daqueles que conseguem criar uma atmosfera e registrar um rosto com uma emoção que transcende a tela. Ah, sem mencionar o fotojornalismo, já que uma imagem do Google Maps mais Photoshop jamais substituirão o registro do lugar e hora em que a vida acontece.



Os fotógrafos se tornarão obsoletos? Eu acredito que alguns já estejam, mas outros vão sobreviver, apesar de novas tecnologias e geringonças high-tech. Talento será extinto, mas Darwin tinha razão, a Natureza preserva apenas os preparados.
Postado por Cesar Martins às 17:28 

Nenhum comentário:

Postar um comentário