Todos os Fotógrafos Acabaram de Ficar
Obsoletos
Há um barulho enorme pela internet
causado pela imagem e história acima. Um sujeito chamado Mark Meyers, a mente por
trás do sempre excelente PetaPixel, criou a
"foto" acima apenas com um software chamado Blender. Fácil de usar
para alguns e de graça para todos, essa pequena compilação de linhas de
programação poderia ser a obliteração total de toda a fotografia como a
conhecemos hoje. Se eu acredito nisso? Leia mais para saber.
Outros produziram várias coisas
diferentes com o Blender (eu vi um sapo por Jimmy Beltz), assim como
Meyers produziu os parafusos e porcas. Isso tudo sem nenhum estúdio, sem luzes,
sem lentes e sem os produtos. Impressionante, não? Também não seria mais
necessário viajar para uma locação, daria para economizar muito com
equipamentos pesados e caros, seria o fim dos problemas com profundidade de
campo ou foco e não haveria jamais a necessidade de aturar alterações de humor
de supermodelos. Imagine um mundo onde não há necessidade de ter ou dirigir
modelos, não há mau tempo, não há dificuldades com iluminação e o controle de
foco é total. Você consegue? Com o Blender você pode viver nesse mundo, hoje
mesmo!
De acordo com algumas pessoas esse
seria o bicho-papão dos fotógrafos e eu acredito que alguns precisam mesmo
temer. Concordo com o que disse Chase Jarvis e penso
que se você não adiciona personalidade ou ideias ao seu trabalho, você só
aperta botões e PRECISA ser substituído. Seria possível que um software
viesse a substituir o estudo cauteloso de composição, posicionamento de luzes,
criatividade e pensamento fora da caixa (de areia)? Eu não acredito. Seria tão
simplório quanto acreditar que o advento de câmeras digitais automáticas
deixaria para trás a necessidade de se aprender a fotografar, iluminação e
arte. Você acha isso possível?
Existe atualmente um curioso paradoxo
no mundo das imagens. No meu tempo tenho visto cada vez mais fotógrafos imitarem
pintores, cada vez mais distantes da retratação da realidade. Independente se
considerarmos o uso excessivo da criação divina chamada Photoshop com milhões
de camadas, imagens e efeitos para criar "realidades irreais", ou se
pensarmos no uso pelo lado negro da Força do HDR em exagerado, produzindo
pinturas fotográficas. Não me entenda mal, respeito e até faço alguns trabalhos
assim. Por outro lado vejo pinturas se aproximarem cada vez mais da fotografia,
com exemplos muito legais que vão de arte urbana e grafitis aos
inacreditáveis trabalhos de Paul Cadden. Se você
considera esta a última palavra em realidade, então os fotógrafos estão mesmo
condenados. E toda uma indústria ligada às imagens já que os filmes do futuro
seriam totalmente produzidos por computação gráfica, certo?
Da forma que acredito, sempre haverá
espaço para talento e trabalho bem feito. Leia novamente, eu disse E, já que só
funciona com as duas coisas. Qualquer fotógrafo que imprima sua visão em
sua arte e capture imagens extraordinárias (como em Extra - ordinárias, ou fora
do comum), cheias de vida, clima, inovação e impacto terá sua sobrevida
garantida. Também não há substituto (pelo menos por enquanto) para os registros
bem feitos de momentos e emoções únicas. Ou você consegue imaginar fotos
virtuais de uma festa de formatura, casamento ou final de campeonato? E sempre
haverá impressionantes fotógrafos de retratos, daqueles que conseguem criar uma
atmosfera e registrar um rosto com uma emoção que transcende a tela. Ah, sem
mencionar o fotojornalismo, já que uma imagem do Google Maps mais Photoshop
jamais substituirão o registro do lugar e hora em que a vida acontece.
Os fotógrafos se tornarão obsoletos? Eu acredito que alguns já estejam,
mas outros vão sobreviver, apesar de novas tecnologias e geringonças high-tech.
Talento será extinto, mas Darwin tinha razão, a Natureza preserva apenas os
preparados.
Postado por Cesar Martins às 17:28
Fonte: FOTOGRAFEFACIL
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