segunda-feira, 18 de junho de 2012

Arte e Fotografia


Fotografia está sendo vista como arte

Para ser um fotógrafo não precisa, necessariamente, ter uma câmera profissional.

Por Lara Paiva
Tamanho do texto: A  
 

Ricardo Júnior
Elisa Elsie é profissional na área desde 2004.
Fazendo um clique no obturador, a imagem será produzida pela máquina fotográfica, a partir da exposição de luz. O nome fotografia vem do latim, que significa ‘desenhar com luz e contraste’. Existem pessoas que trabalham com essa técnica e faz a foto se transformar em uma obra de arte.

Como faz para ser um fotógrafo? A equipe do portal Nominuto.com conversou com Elisa Elsie, profissional na área desde 2004, mas foi em 2006 que começou a levar a sério a profissão. Ela é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui um estúdio, chamado ‘Duas’, com a também fotografa Mariana do Vale. Ele existe desde o ano de 2011. 

“Eu sempre cresci com a fotografia na minha casa”, respondeu a fotógrafa. Elisa disse que o apreço pela fotografia começou desde criança, visto que o seu pai já adorava fotografar os eventos familiares. “Ele nunca fotografou profissionalmente, mas adorava comprar acessórios para a máquina fotográfica”, afirmou.

Em 2002, ela fez vestibular e resolveu prestar para jornalismo, Elsie falou que a área de fotojornalismo lhe chamou a atenção. Depois, ela trancou a faculdade, por um tempo, para estudar fotografia em Nova York, Estados Unidos. 

Elisa disse que foi estudar fora do país, porque na época havia poucos cursos de fotografia. Hoje, no Brasil, existem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação na área em algumas cidades do país.

“O Brasil tem investindo na área das artes visuais, principalmente na fotografia. Ultimamente, ela está sendo vista como obra de arte”, comentou. 

A fotógrafa começou na área de fotojornalismo e fotodocumentarismo (criação de documentários através de fotos). Apesar de ainda gostar desse tipo de trabalho, ela disse que também trabalha na área de fotografia comercial e expressão artística. “Estou fazendo um fotodocumentário sobre os shows do tributo a Raul [Seixas], acho que vai demorar alguns anos para ficar pronto”, afirmou.

João Roberto Ripper, Annie Leibovitz, David LaChapelle e Maureen Bisilliat estão na lista de profissionais que ela admira. 

Elis disse que hoje, a fotografia está democratizada, pois o acesso às máquinas fotográficas está mais fácil. “Antigamente, ela era muito restrita e difícil, pois as máquinas eram caríssimas”, respondeu.

Elisa Elsie respondeu que para ser fotógrafo, precisa estudar bastante, saber as técnicas e manusear uma câmera. Além disso, o profissional precisa ter bom senso e bastante criatividade. “Saber o funcionamento da máquina, conhecer a técnica e os esquemas de luz são requisitos essenciais para o fotógrafo”, disse. 

Para começar a fotografar, não precisa, necessariamente, ter uma câmera profissional, visto que alguns celulares mais modernos já possuem máquinas que conseguem reproduzir uma imagem com boa resolução. “O importante é a forma como você registra fotograficamente”, comentou Elsie.

O fotógrafo pode tirar fotos em ambientes externos ou em estúdios. Elisa disse que para criar o próprio estúdio, precisa, primeiramente, criar um espaço próprio, para poder trabalhar a vontade. Depois, o estúdio tem que ter um computador para retocar as fotos e armazená-las, fundo (podendo ser feitos de tecido) e luzes. 
Cedida/Elisa Elsie
O fotógrafo pode tirar fotos em ambientes externos ou em estúdios.

Elisa garantiu que a profissão é rentável, mas que precisa ter paciência, pois demora um fotógrafo ser reconhecido pelo mercado. “Precisa de um tempo para as pessoas conhecer o trabalho do fotógrafo”, respondeu.

Em Natal, são poucos cursos de fotografias existentes e não tem um curso de graduação para essa área. Vendo essa necessidade o Duas Estúdio criou cinco cursos para quem quer entrar nesse ramo. As aulas disponíveis são Fotografia Básica, Photoshop, Fotojornalismo, Introdução em Estúdio e Expressão Artística. “Eu e Mariana sentimos a necessidade de ter cursos de fotografia na cidade”, argumentou Elisa Elsie. 
Fonte: NOMINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário