quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acidentes de motocicletas e curso de pilotagem



20 acidentes de moto por dia // Semob promoverá curso de pilotagem consciente
Edição de quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


Para minimizar o número de acidentes no trânsito de Natal, a partir do dia 1º março, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estará realizando as inscrições para o Curso de Pilotagem Consciente que pretende orientar os condutores sobre a maneira correta de se dirigir no trânsito. O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito (DET), José Gilenildo informou que o curso irá abordar a necessidade de uma pilotagem consciente e defensiva, tendo em vista o aumento da frota de motocicletas no trânsito e o crescimento no número de acidentes que envolvem esses veículos. "A maioria dos acidentes de moto ocorrem por negligência dos próprios condutores que não tem conhecimento das técnicas corretas de pilotagem", afirmou.

De acordo com informações fornecidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma média de 20 acidentes diários envolvendo motocicletas são registrados na capital potiguar. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ressalta que a frota atual de motos em Natal é de aproximadamente 100 mil unidades. Mas o número pode ser bem maior, uma vez que não estão inclusos nesse cálculo os ciclomotores sem emplacamento e veículos motorizados de menor porte, como as mobiletes. Além disso, segundo o órgão de trânsito, dos cerca de dois mil veículos que entram em circulação mensalmente, 30% são compostos por motos.

O curso pretende disponibilizar conteúdos envolvendo noções de postura do motociclista no trânsito, normas gerais de circulação e conduta, além de aulas práticas. Em sua primeira etapa serão oferecidas 120 vagas que serão divididas em quatro turmas de 30 alunos. A carga horária do curso é de sete horas e cada inscrito ganhará certificação de participação. As aulas estão programadas para acontecer nos dias 12 e 19 de março e 9 e 16 de abril. Mais informações sobre o Curso de Pilotagem Consciente podem ser obtidas pelos telefones (84) 3232-9090, 3232-9127 e 8866-5484.
Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/02/24/ultimasnot2_0.php

Um comentário:

  1. isso é assustador,parece que quanto mais o tempo passa mais as pessoas não tem noção!!

    ResponderExcluir