sábado, 15 de outubro de 2011

15 de outubro, dia do professor.


          
       Sim, hoje é dia do professor, aquele que ensinou e ainda ensina, pois sem professor não existem as juíz, médico, engenheiro etc. O professor que ensina a ler e escrever, que ensina valores  e cidadania. Hoje é seu dia! Parabéns!!!
              Mas como é vista essa profissão hoje? Infelizmente, encontra-se desvalorizada e humilhada, homenagens não pagam as contas, não põe comida na mesa nem paga aluguel ou transporte. Em todas as esferas (municipal, estadual e federal) não existe política de valorização, não existe remuneração séria para um ser humano viver com dignidade e exercer sua profissão, os prefeitos, governadores, presidentes, ministros, secretários e o congresso, nada fazem de concreto para salvar a educação brasileira. Hoje existe uma campanha para que 10% do PIB seja destinado a educação, quem garante que caso aprovado, a maioria desse dinheiro não será desviado e os professores continuaram na mesma situação degradante?
         Hoje é dia de reflexão sobre as péssimas condições salariais, de trabalho e sobre uma carga horária extenuante!
Anísio Teixeira - defensor do ensino público
                "A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender." (Anísio Teixeira)
       
          Viva o professor! Um guerreiro, que acorda cedo, trabalha geralmente três turnos, leva trabalho para casa e ainda passa o final de semana trabalhando planejando, fazendo aulas, corrigindo avaliações, preenchendo infindáveis diários de classe (cadernetas ), tudo isso para educar, ensinar, mesmo sendo humilhado pela sociedade com salários de fome!

        Não são propaganda falaciosas feitas por prefeitos(as), governadores(as), presidentes ou ministério da educação que irá fazer melhorar a situação do professor, mas começando com salários dignos, com fome e sem poder comprar livros o professor não tem condições de se atualizar, precisamos de uma carga horária digna e humana, precisamos de tecnologias na escola, na sala de aula. o Brasil só será uma democracia de fato quando existir um ensino público de qualidade!

"Só Existirá Democracia No Brasil No Dia Em Que Se Montar No País A Máquina Que Prepara As Democracias. Essa Máquina É A Da Escola Pública"(Anísio Teixeira)

       Lembremos da pura realidade vivida pelo professor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário