quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM QUE VACA TUSSA!


Bom dia,

          O ENEM é uma boa idéia, pois deveria avaliar a qualidade do ensino no nosso país,  diagnosticar os erros para tentar corrigir as falhas do sistema de educação ao mesmo tempo em que substituiria as provas vestibular. Nos EUA tem um teste semelhante que já é aplicado desde de muito tempo, mas e o Brasil?
         Bom, no caso brasileiro é uma desorganização medonha supostos casos de roubo de provas, de temas de redação, gráficas e instituições do governo que por anos cometem erros primários e por aí vai...

         Quem é a maior vítima? O estudante, é claro, jovens que estudaram para se preparar para o teste, enfrentam o ansiedade e, muitas vezes, tentam superar o sucateamento das escolas públicas, das greves, da falta de professores, da falta de estrutura físicas de tais escolas, tudo isso, buscando a chance de entrar numa universidade e ter um perspectiva melhor de futuro. Será que a prova que deveria avaliar como está a qualidade do ensino no Brasil, ao contrário, não seria essa tal prova e as instituições que realizam o teste é que deveriam ser avaliadas? Diante de tantas falhas consecutivas, do aumento da perda de credibilidade o que podemos dizer? O que essa sucessão de erros, trapalhadas e descaso reflete?

         Podemos concluir que no nosso país existe um grande descaso com a área da educação, vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores, prefeitos, governadores e presidente, o que esses "representantes" estão fazendo ( é mais apropriado dizer: desfazendo)? Um déficit gigantesco em todo país de professores, faltam professores, muitos estão deixando de ser professores para assumir outras profissões, nos cursos de licenciatura nas universidades, dos alunos que se formam, poucos seguem a carreira de professor, pois quem vais estudar por anos para ter uma profissão desgastante, em situação humilhante e com um salário que não paga o suficiente nem para viver?

       Escolas sucateadas, número insuficiente de professores, salários miseráveis, greves, ENEM que não funciona e alunos que não aprenderam o mínimo do que deveriam. Que adultos eles serão no futuro? Quais as chances deles no competitivo mercado de trabalho? Que qualificação esse jovens terão para conseguir emprego nas indústrias de alta tecnologia? Será que o sucateamento das escolas também tem relação com o aumento da violência, de crimes e do número de jovens que entram no mundo das drogas? Como  pode desenvolver um país, se a sua população não tem educação? Quantas políticas sociais vão ter que se criadas para sustentar essas pessoas que não terão chance de ter um emprego digno por culpa do descaso das autoridades (in)competentes? Adivinha quem financia essas políticas? O povo! Sim, o povo é vítima do descaso, da corrupção e é o povo que vai sofrer para pagar novos e pesados impostos para sustentar a farra das autoridades públicas e dos políticos que se dizem nossos "representantes", que além de não investirem na educação, fazem farra com o dinheiro público.

       Tanto imposto, é impressionante e insuportável o tamanho da carga tributária no Brasil, mas para onde vai essa fortuna? O IDH (Índice de desenvolvimento humano) brasileiro é o 5º na américa do sul, estamos perdendo do Chile, Uruguai, da Argentina e do Peru, isso se deve a falta de planejamento e investimento real na educação do povo brasileiro (que paga caro tantos impostos).
       Mas, enquanto isso, em Brasília, os deputados federais ditos "representantes" do povo, estão se mobilizando para aumentar os próprios salários e também os do judiciário e do poder executivo (inclusive o do presidente da república), assim ninguém reclama de ninguém, afinal de contas, os filhos deles estudam nas melhores escolas particulares do Brasil. E você? Também aumenta o próprio salário?

4 comentários:

  1. Professor como o senhor pode reclamar do IDH brasileiro esta abaixo dos paises citados sem resaltar também que ele aumentou nos ultimos anos.

    ResponderExcluir
  2. E poderia ter crescido bem mais, pena que não se investe em educação pública, ou será que as escolas públicas estão bem?
    Será que falta professores?
    Qual será o motivo de tantas greves?
    O ENEM perdendo credibilidade devido a tanta desorganização e erros grosseiros.
    O será que realmente se investe na educação?
    Será que não devemos questionar esse descaso com a educação?

    ResponderExcluir
  3. Que bom professor que senhor admite e ainda resalta que precisa de melhorias pois quando eu falava com conhecidos a respeito determinados assuntos, como esse que mencionei, ou me dizinham que eu estava errada e não explicavam como ou desconversavam, me deixando frustrada.Quanto ao ENEM o que senhor acha poderia ser bom um controle social sobre sua elaboração?

    ResponderExcluir
  4. O ENEM é um termômetro da qualidade do ensino no Brasil, principalmente da escola pública, além de ser uma porta de entrada para as universidades. O problema é falta de comprometimento e seriedade na elaboração e execução das provas.

    ResponderExcluir