sexta-feira, 19 de março de 2010

Que sindicato é esse?

 Foto meramente ilustrativa retirada da internet que resume a insatisfação dos professores do Rio Grande do Norte
    
No iníco das aulas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte(RN), em 2010, é deflagrada mais uma greve dos professores, buscando melhores condições, a aplicação do piso salarial entre outras coisas não menos importante.
      O que é o piso salarial?  O piso salarial foi criado através de lei (o piso salarial é uma lei!) pelo governo federal, ou seja, a situação salarial dos professores é tão miserável que foi necessário a criação de um salário "mínimo do professor", hoje em torno de R$ 1.800,00 no início de carreira (para professor com nível superior).
     Atualmente, no RN um professor não ganha nem a metade desse "mínimo" que foi criado por meio de lei. Então no início de 2010 os professores entram em greve principalmente por esse "mínimo". Nas assembleias com o sindicato começou a surgir uma dúvida: O que ou quem esse sindicato defende de fato?
Pois o sindicato se agarrou a uma proposta feita pelo governo de 15%  dividido em duas vezes durante o ano de 2010, e por isso mesmo, se dando por satisfeito, sugeriu o fim da greve em menos de uma semana.
Ora, 15%  em cima do salário base recebido hoje pelos professores, nem de longe chega perto do "mínimo". A partir de então começou a tentar encerrar a greve, as assembléias se transformaram em um embate, os professores - achando muito pouco os 15% -     e o sindicato - fazendo de tudo para encerrar a greve.       Essa situação gerou uma dúvida: "que sindicato é esse?"
       Não se percebeu a elaboração por parte do sindicato de uma contra proposta, muito menos de uma mobilização nas escolas com os alunos e os pais. As assembléias passaram a ser regadas com vaias durante as falas do sindicato, e por fim, de baixo vaias e de muita polêmica  quanto a contagem dos votos(os professores levantavam os braços na hora do voto)  contra ou a favor da greve, o sindicato, de forma vergonhosa encerrou a greve.
         Quem esse sindicato defende? Qual o motivo desse encerramento de greve com tão pouco? Os professores que falaram  ao microfone nas assembleias comentaram que o sindicato é governista, pois sua presidência é dos partido que apoia o governo do RN, inclusive o finado secretário de educação era do mesmo partido do sindicato. Será que o sindicato estava defendendo os professores ou a posição do partido junto ao governo? Devido ao sindicato não ter lutado por uma proposta melhor, mais próxima ao valor do "mínimo"(piso salarial), será que no ano que vem o sindicato vai convocar os professores para entrarem novamente em greve?

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário