sexta-feira, 9 de março de 2012

Fotografia parte 2 - O que é fotografia digital?

 A fotografia digital mudou toda a história fotográfica. Agilizando processos, eliminando etapas como: revelação de negativos e  fazendo surgir outros: visualização da imagem na hora, armazenamento das imagens em CD, DVD ou no   próprio computador. O envio de fotos para várias pessoas ao mesmo tempo sem a necessidade de várias cópias. Isso fez surgir um maior número de amantes  da fotografia.
      Entretanto o processo digital não é algo novo.   O desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos EUA. As comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como tática de guerra.
      O desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital foi responsabilidade do programa espacial americano. Em 1965, a sonda Mariner 4 fez as primeiras imagens digitais captadas sem filme que registravam a superfície de Marte.
Foto feita pela sonda Mariner 4

     Em 1964, a RCA criava em seus laboratórios o primeiro circuito CMOS, e em 1969 a Bell Labs desenvolvia o primeiro CCD. Em 1973 ele teve sua primeira versão comercial, capturando imagens com 0,01 megapixel.
     O primeiro protótipo de câmera digital foi criado pela Kodak, baseado nesse CCD, em 1975. Pesava 4kg e gravava imagens em uma fita cassete.
 Primeira câmera digital da Kodak que gravava em fitas K7

        Em 1981, a Sony, causou uma grande revolução ao colocar no mercado de consumo a primeira câmera digital, a Mavica, que capturava imagens de 0,3 megapixels e custava em torno de US$ 12 mil. Armazenava 50 fotos nos Mavipaks, que eram disquetes de 2 polegadas.
 Sony Mavica FD5, primeira câmera digital do mercado

     A grande sensação das imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A Canon utilizou seu protótipo de câmera de vídeo estático e fez parceria com o jornal japonês Yomiuri Shimbum e transmitia as imagens, via telefone, para o Japão de fotos de 0,4 MP. As imagens levavam meia hora  para chegar, e deram um banho nos outros jornais, que dependiam de aviões para levar os filmes.
     A partir daí a fotografia digital começou a ser desenvolvida rapidamente e os primeiros modelos populares chegaram ao mercado em 1990. E não pararam até hoje. A cada dia temos um novo lançamento. E, com certeza não vai parar por aí, muitas novidades ainda vão surgir no mercado digital. E nosso amigo Rodrigo, estará aqui para nos mostrar todas as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário