quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A pedidos, como dar um nó de gravata...

  Algumas pessoas pediram para eu postar novamente o vídeo sobre o nó de gravata, então aí vai...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bicicletários perto das escolas

fonte:http://www.ascobike.org.br/artigos/artigo_1.asp

Proposta determina instalação de bicicletários perto de escolas

Arquivo - Brizza Cavalcante
http://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem/banco/20100325161130_e47MED.jpg
Mendes: o uso de bicicletas é uma ação benéfica à sociedade.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7909/10, que torna obrigatória a instalação de bicicletários próximos a locais de grande circulação e de instituições de ensino. A definição exata desses lugares, segundo a proposta, ficará a cargo da autoridade de trânsito com responsabilidade sobre a via, que deverá regulamentar a norma. O texto muda o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
O autor da proposta é o deputado Moreira Mendes (PPS-RO). A ideia original, contudo, é da deputada mirim Patrícia Bezerra da Rocha. A estudante participou do programa educativo Câmara Mirim, em que alunos do ensino fundamental apresentam, debatem e votam projetos de lei.
Moreira Mendes elogiou a proposta da estudante: "O incentivo ao uso de bicicletas para o transporte individual na malha viária urbana é uma ação não poluente, economicamente recomendável, socialmente benéfica e saudável".

Tramitação
O projeto será arquivado no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura, mas, como o seu autor foi reeleito, poderá desarquivá-lo. Nesse caso, o texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

WORKSHOP INTERNACIONAL DE BONSAI EM NATAL-RN


      Olá amigos, nos dias 21 e 22 de maio de 2011, ocorrerá um Workshop Internacional da Associação Nordestina de Bonsai, com a presença de Nacho Marin (http://www.nachomarin.com ).
      Mais informações:
josemartinsf@bol.com.br celular (84) 9921-5019
sergivaldo@gmail.com    (83) 8817-3877
     O que é Bonsai?
     Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja".


Bonsai


Fonte: Wikipédia,(clique para ver o site)



Bonsai
Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja".
Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

As origens históricas


Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

 O bonsai como hobby

No Ocidente o cultivo de bonsai como hobby desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.

 Técnicas de controle de crescimento



O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas:
  • Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui essa restrição na natureza, por isso cresce livremente.
  • Poda das raízes: Dependendo da idade e espécie da árvore, as raízes são podadas, em geral no inverno pois a planta está em estado de dormência, e é realizada a troca da terra (substrato).
  • Uso de adubos com menor quantidade de nitrogénio: O nitrogénio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
  • Rega em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda úmida.
As árvores não são modificadas geneticamente. Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as dos gêneros Pinus(pinheiros), Acer (bordo), Ulmus (olmos), Juniperus (junípero/zimbro), Ficus(figueira), Rhododendron (rododendro ou azaléia), dentre outros.

Estilos

Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsais menores que 7 cm de nano.

Bonsai
Podemos encontrar, na natureza, árvores que crescem em formas bastante variadas. Essas formas são imitadas através de "treinamento" (aramação e poda). Os estilos abaixo são os básicos tradicionais. Existem outros que são considerados subtipos dos descritos abaixo.

Estilo floresta
  • Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.

Estilo semi-cascata
  • Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice, embora mantendo uma posição geral mais ou menos ereta. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.

Estilo formal
  • Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.
  • Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
  • Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nivel abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.
  • Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.

Métodos de Cultivo

Misho

O método do misho é o cultivo a partir de sementes. Consiste em escolher uma espécie que dela se queira adquirir um bonsai, conseguir algumas sementes desta planta (se a espécie escolhida não apresentar sementes, o misho não se emprega nesse caso), plantar e esperar a germinação - processo que pode durar, dependendo da espécie, de 1 a 3 meses.
  • Método:
    • Escolhidas as sementes, deve-se selecionar as que estão ainda viáveis. Um método bastante eficaz consiste em deixá-las em um vaso com água na noite anterior ao plantio, de um dia para o outro. As sementes férteis irão afundar e as mortas flutuarão.
    • Deve-se preparar a sementeira, de preferência um vaso ou caixa de madeira com aproximadamente 15 cm de profundidade, com um orifício no fundo para drenagem, que deve ser coberto com uma tela de náilon para impedir escoamento do conteúdo.
    • Deve-se cobrir 1/4 da profundidade do vaso com grânulos de cascalho.
    • A camada seguinte deve ser já o substrato (sem cascalho fino) até um pouco mais da metade do vaso. Não deve ser utilizado nenhum tipo de adubo nessa fase.
    • As sementes devem ser depositadas nessa camada de terra, separadas 4 cm uma das outras e cobertas com uma camada de 2cm de terra fina.
    • A rega deve ser abundante, mas não a ponto de encharcar o vaso.
    • Depois de 3 meses de brotamento as plantas estão prontas para adubação. Pode ser aplicada uma pequena quantidade de adubo líquido, colza ou torta de mamona.
    • Dependendo da espécie, a época de se transplantar a muda para uma bandeja de bonsai varia entre 1 a 2 anos. Após esse período ainda não temos um bonsai, apenas uma muda. Deve-se então continuar com os passos do método Yamadori.

Yamadori

Yamadori significa mudas colhidas na natureza, mas para conseguir as mudas, você pode muito bem comprá-las num horto. Este método pode ser aplicado como continuação do misho, porém, com a economia de alguns meses (a idade da muda irá influir neste caso). A muda deve apresentar caule curto porque algumas espécies tendem ao crescimento vertical exagerado do caule, tornando-se inadequadas para se tornarem um bonsai - por isso devem ser moldadas desde muito cedo.
Vale notar que em caso de colheita da muda natural, deve-se ter cuidado para não danificar as raízes na hora da retirada.
  • Método:
    • As mudas, quando compradas, geralmente virão em um saquinho de plástico preto que deverá ser removido no início do processo.
    • Embora os bonsai sejam plantados em uma bandeja, as mudas adquiridas não devem ser replantadas de imediato nesse tipo de recipiente pois ainda não são bonsai - devendo portanto ser replantadas com procedimentos semelhantes aos do misho, no que diz respeito ao preparo do solo.
    • Uma vez que a muda for retirada da terra, os galhos devem ser podados na proporção do volume das raízes. A poda deve ser feita com tesoura bem afiada e muito cuidadosamente, de modo a não prejudicar a forma que se deseja dar ao futuro bonsai. Deve-se começar a poda pelas raízes secas ou danificadas, e prosseguir para os galhos em igual situação. Terminada a chamada poda de limpeza, deve-se observar a proporção do volume de raízes em relação aos galhos: se faltarem muitas raízes, talvez seja necessário podar alguns galhos. A proporção dos galhos em relação às raízes é geralmente seis galhos para quatro raízes.
    • Deve-se acomodar as raízes da muda no vaso e acrescentar terra gradualmente, compactando-a levemente com os dedos. O vaso deve conter terra o suficiente para cobrir as raízes, mas sem nunca ultrapassar a borda do vaso. Deve-se pressionar a área aterrada com as mãos usando pouca força, e sem a utilização de ferramentas.
    • Depois que a muda for plantada, talvez ela precise ser amarrada ao vaso com um barbante forte, fio ou apoiada de alguma forma para não mudar de posição ou cair, até que as raízes fiquem mais fortes. Esse apoio deve ser mantido por cinco meses.
    • As mudas recentemente plantadas devem ser colocadas a meia sombra, ao abrigo dos raios diretos do sol e do vento. Como este é o estágio de crescimento de raízes novas, deve-se regar a terra duas vezes por dia durante os três primeiros meses.
Existem também outros métodos de cultivo como o sashiki, que é a preparação de mudas para bonsai por estacas de galhos, e a alporquia, que é a técnica aplicada com o objetivo de forçar o crescimento de raízes de um determinado local de um galho ou segmento de tronco de uma árvore natural.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Natal, Revellion, Férias, Carnaval e Material Escolar...

        Hoje eu vi uma matéria num programa de tv  que falava sobre economia na educação, na compra de materias escolares e assim por diante...
       Não levar os filhos as livrarias, comprar qualquer caderno ou lápis, não importando se é feio ou constrangedor, o importante é ser barato.
      Depois vem a conversa que a educação é o futuro, a escola deve ser estimulante, os pais devem incentivar...
     Aí eu lembro,  veio o Natal com roupa nova bem bonita, presentes, comilanças e amigo secreto com o pessoal do trabalho, depois o Revellion, roupa nova para dar sorte e festa. Então começa o ano, para maioria, é tempo de férias e todas as regalias que esse período merece, quem não gosta de churrasco?
    Daí já começamos a pensar no caranval... Onde passar o carnaval? Churrasco, bebidas, blocos entre outras coisas para aproveitar.
    Mas em que isso tudo se relaciona com a "economia" no material escolar que seu filho usará o ano inteiro?
       TUDO!!!
       Não entendeu?
       Então vamos questionar...
   1 - Que a educação é importante para o futuro de qualquer cidadão, todo mundo sabe ( ou deveria saber), que se deve estimular as crianças e os jovens a estudar e aprender é fundamental.
   2 - Que essas datas são comemoradas com "força".
   3 - Qual o motivo de então só se pensar em fazer economia no material escolar do seu filho? Comprar um material horrível, desestimulante? Cadê aquele papo de deixar tudo relacionado a educação mais estimulante? A criança não vai as compras, não participa do processo...
   4 - Existe economia no Natal, Revellion, nos churrascos e bebidas durante as férias e o carnaval?
  5 - Qual exemplo os pais estão dando aos filhos diante de tudo exposto?
   6 -  Será que a criança ou o jovem vai ver a educação como algo importante e estimulante ou como "coisa" que se deve fazer economia para sobrar dinheiro para as farras?


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

músicas e livros(PDF) download free!

Recebi esse e-mail e conferi o link, é verdade:

LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA
 
AS GRANDES MÍDIAS TELEVISIVAS NÃO DIVULGAM NUNCA ! ! !
Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....


Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
Divulgue para o máximo de pessoas!


VAMOS   COLABORAR ??????



 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Seis Ciclistas vão atravessar o RN!!!

Fonte: http://www.nominuto.com/blog/blog-do-shallon/
 

Vi essa notícia no Blog do jornalista Manoel Cirilo, trata-se de uma interessante aventura.

Seis potiguares darão início, nesta quinta-feira,6, a uma aventura sobre duas rodas com 1.147 quilômetros de percurso.

A Volta do Rio Grande do Norte, ou "Viagem do Elefante", como muitos ciclistas já batizaram, terá a duração de 15 dias, cruzando 17 municípios potiguares, partindo de Natal, às 6h, do estacionamento do Plano 100 da Ayrton Senna e retornando ao ponto de partida.

A ideia partiu do promotor de justiça Benílton de Lima Souza, 45 anos."Já temos um grupo que pedala regularmente há 4 anos e decidimos realizar essa prova, já que ninguém tinha feito isso antes. Quem quiser participar conosco, pode se juntar na quinta-feira, na largada da volta no Rio Grande do Norte", comentou Benílton.

E alguns aventureiros devem estar ao lado dos seis atletas neste desafio, ao menos por alguns quilômetros. A expectativa é que vários ciclistas comparecam à largada e acompanhem a prova em parte do trajeto traçado pela organização. De acordo com Benílton, as cidades que assistirão a passagem dos ciclistas são: Natal, Touros, João Câmara, Macau, Areia Branca, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Patu, Jardim de Piranhas, Caicó, Acari, Currais Novos, santa Cruz, Passa e Fica, Canguaretama, Pipa, retornando à capital potiguar.

E aí? Você que gosta de pedalar topa também esse desafio?

Siga-nos: www.twitter.com/ishallon

Izaac Shallon

O que é um blog? Como fazer?

O que é um blog ou weblog ? Como fazer/criar um blog ? Quer se tornar blogueiro ?
Fonte: http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6490966

Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).


A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Experimente: faça o seu próprio Blog - apesar de ser um link da revista Macmania as instruções valem para usuários de qualquer computador e de qualquer sistema operacional. Se você dispensa o blá blá blá então vá diretamente no Blogger.com e crie o seu blog.

Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, você pode ser confundido com outra pessoa.

Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço.

Outros sistemas de Blog disponíveis são:

Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blog-se (em português)
Blogger.com.br (em português)
My 1 blog (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Xanga.com (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
WebCrimson (em inglês)
Blogsome (em inglês)
WordPress (em inglês)

Veja também um comparativo de ferramentas de blog, algumas delas exigem a utulização de servidor próprio.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Férias, praias e balneabilidade...

          Chegou as férias, veraneio, praias e as condições das praias? Bom, para você que está ou vai para o Rio Grande do Norte, poderá verificar o nível de balneabilidade das praias no site http://www.programaaguaazul.com.br/relatorios_311210.php .

           Opções são muitas, além das diversas praias, temos o parque bosque dos namorados(parque das dunas) onde existem trilhas,  as lagoas do bom fim, carcará entre outras, museus, passeio de dromedários e outras opções.
         Faça escolha seu roteiro e boas férias!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



Ano novo, novas expectativas, esperanças, férias (para alguns), novos representantes (governadores, deputados, senadores e presidente).
São novas promessas do tipo "esse ano eu vou (emagrecer, fazer exercícios físicos,enriquecer, deixar de fumar...)", e nossos representantes políticos e suas promessas "vou fazer isso, vou construir aquilo...".
Esperamos que essas promessas se realizem, que consigamos atingir nossos objetivos e que nossos políticos cumpram o que prometeram.