terça-feira, 22 de junho de 2010

Copa do Mundo


Gooooooooolllllll!!!!!!!!! Esse grito, essa explosão de felicidade, futebol no Brasil é isso e mais um pouco...
As pessoas derepente se transformam, todos passam a amar a bandeira brasileira e suas cores, em tudo se vê o verde amarelo, até na roupinha do cachorrinho! Parece que o mundo para, e realmente para, pois até os banco$ param!

Um evento que ocorre de quatro em quatro anos, que mobiliza todo o país, canais de televisão e toda sua programação, comércio formal e informal, todos faturam e todo mundo compra boné, camisas, bandeiras de diversos tipos e tamanhos, são carros, motos, bicicletas portando a bandeira brasileira. Pessoas discutem detalhes ocorridos em cada jogo, fazem contas para verificar a pontuação e a classificação das seleções, fazem exigências nas comunidades da internet para que o técnico da seleção escale tal jogador, que mude a organização tática do time.
São campanhas contra alguns jogadores, ou mesmo contra o técnico, como está sendo a campanha que a mídia faz contra o atual técnico Dunga, esse técnico vem sendo criticado faz tempo mas devido aos grandes resultados, ele vem se mantendo no cargo, as vezes acho que as emissoras estão mais preocupadas em faturar (lucrar) do que com a vitória brasileira, segundo o site UOL, a rede Globo negociou com a CBF para ter exclusividade em entrevista  com jogadores da seleção canarinho que seria exibida no programa   Fantástico, mas o Dunga vetou, esse é o real motivo da confusão de domingo, para piorar, o Dunga exagerou um pouco em respostas aos jornalistas da Globo(clique  no link para ler toda a matéria http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm).  Acho que concentração é concentração, o time está lá para ganhar e não para ficar posando para grandes emissoras de tv, caso contrário eles seriam modelos, artistas ou apresentadores. A confusão entre a Globo e o Dunga está grande, algumas pessoas falam que mesmo ganhando a copa, Dunga não permance no cargo, será que isso se deve a pressão da emi$$ora? Leia mais no site UOL http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/23/globo-confirma-que-dunga-vetou-entrevistas.jhtm .

Falando ainda sobre a febre patriótica verde e amarela, podemos afirmar que é muito interessante, pois durante os anos de intervalos entre as copas ninguém usa camisas com estampas que faça alusão ao orgulho de ser brasileiro, ao contrário, o que se vê, por exemplo, são pessoas com camisas com estampas de bandeira dos Estados Unidos e da Ingraterra, parece que existe uma vergonha de usar roupas com bandeira do Brasil...  
Eita! Será que só existe patriotismo no Brasil de quatro em quatro anos??? E se as pessoas fossem patriotas todos os dias? E se devido a esse patriotismo, as pessoas se orgulhassem de seu país, do seu estado e do seu município, e assim cobrassem dos seus representantes eleitos mais investimentos em saúde, educação, segurança entre outros direitos que a própria Constituição Federal afirma ser dever do Estado? E que por isso mesmo, fiscalizassem mais os políticos tentando evitar ou mesmo diminuir a corrupção? 

 E o dinheiro na cueca, nas meias e onde mais esses políticos corruptos esconde o dinheiro? E se os brasileiros se preocussem com a política na mesma medida como o fazem quando o assunto é futebol? E se discutissem sobre as políticas públicas como discutem a organização tática do futebol? E se organizassem para reivindicar direitos e questionar os políticos, como as torcidas fazem para expulsar dos times os técnicos e os jogadores que não cumprem os seus respectivos ofícios?  Como seria o nosso Brasil?
                             Teriamos então um país melhor e bem mais justo para todos. 

2 comentários:

  1. Valeu Augusto, excelente o texto.. e salve a seleção! rs
    abraçao

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tiago, pois é, gosto de ver os jogos, mas observo um certo "patriotismo" meio sazonal...
    E o seu blog? Vai ativar? Mete bronca.

    ResponderExcluir