quinta-feira, 7 de julho de 2011

Barbudos, temei! O fim da barba está próximo!!!

Empresas podem obrigar funcionário a se barbear, diz tribunal

Barbudos, temei! Decisão do  Tribunal Regional do Trabalho da Bahia afirma que empresas podem exigir que seus funcionários se submetam à navalha, literalmente. Os juízes do tribunal derrubaram, na quarta-feira (6), uma decisão de 2010 que determinava o banco Bradesco a pagar R$ 100 mil de indenização para funcionários que foram proibidos de usar barba durante o expediente.





Segundo a “Folha de S. Paulo”, a nova sentença, agora em segunda instância, é o mais recente capítulo da disputa que se arrasta desde 2008. O Ministério Público do Trabalho, que entrou com a ação, já anunciou que vai recorrer da decisão.



Ainda de acordo com o jornal, a relatora do processo, Maria das Graças Boness, afirmou que não houve discriminação e que a empresa não apresentou uma determinação clara que obrigasse os funcionários a tirarem a barba. Ela afirmou ainda que mesmo uma norma que proibisse o uso da barba não seria abusiva, pois não estaria fora do "poder diretivo do empregador".



Já o procurador Manoel Jorge e Silva Neto, que cuida do caso, considera que a barba só pode ser proibida se apresentar perigo para a segurança do funcionário. "É preciso considerar no momento de promover exigências de caráter estético se isso efetivamente traz prejuízo à atividade econômica desenvolvida pelo empregador. O que não é o caso", disse.

Fonte: Yahoo! Notícias

Um comentário:

  1. Não vejo problema na barba. Mas algumas empresas vendem "beleza e saúde", então é ideal que tenham um funcionário sempre com a barba feita. Entretanto, deveriam avisar desde a entrevista.

    A propósito, dê uma olhada nesse MMORPG: http://www.erepublik.com/en/referrer/Kush

    Talvez goste. O Brasil é um dos maiores países do eMundo, e está em guerra com a Colômbia e Argentina. Ajude-nos.

    ResponderExcluir