sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resultado da Assembleia...

Trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino deflagram greve por tempo indeterminado




Da Redação

Reunidos em assembleia na tarde desta quinta-feira (28), na EE Winston Churchil, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino deflagraram greve por tempo indeterminado.

De acordo com Janeaye Souto, diretora de Organização do SINTE, a deflagração da greve na assembleia de hoje era inevitável. O governo da Senadora Rosalba Ciarline e a Secretária de Estado da Educação e da Cultura Betânia Leite Ramalho, vem tratando com descaso a pauta de reivindicação da Campanha Salarial e Educacional do ano de 2011. Não podemos aceitar que esse governo a cada audiência desconheça a nossa pauta enquanto o governo estadual vem fazendo caixa. Nós vamos arrancar na nossa mobilização, na nossa greve as nossas reinvindicações. Com toda a certeza essa será a maior greve que os trabalhadores em educação já realizaram, relata Janeayre Souto.

Nessa assembleia foi tirado o seguinte Calendário de Greve:

Sexta - feira (29) – Retorno dos trabalhadores em educação ás escolas nos turnos: matutino, vespertino e noturno.

Segunda - feira (2) – Acampamento em frente à Governadoria no Centro Administrativo, a partir das 9 horas.

Terça - feita (3) – Acampamento a partir das 8 horas, na Praça que fica em frente à Assembleia Legislativa.

Quarta - feira (4) - Caminhada no bairro de Felipe Camarão a partir das 15 horas, a concentração da caminhada será na EE Maria Queiroz.

Quinta - feira (5) – Mapeamento do movimento grevista na Capital e no interior do estado.

Sexta - feira (6) – Mapeamento do movimento grevista na Capital e no interior do estado.

Segunda – feira (9) – Plenária de organização da greve, às 9 horas, na EE Winston Churchil.

Será veiculado um VT na televisão expondo os motivos da nossa greve para a população.

Fonte: Blog da Janeary Souto

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Piso Salarial do Magistério, posicionamento do governo e possível greve...

       A lei do Piso Salarial do Magistério foi aprovada pelo STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL) como constitucional, o que está faltando é que governos e prefeitos paguem o que é LEI. Será que governos, prefeitos, vereadores, deputados e senadores com seus salários, pensões e aposentadorias de valores exorbitantes se preocupam com a educação, alunos e professores? O que fará o Ministério Público? Será necessário mais uma greve para que autoridades (in)competentes paguem o que é lei? O Ministério Público pode obrigar que os governantes cumpram a lei e paguem o salário mínimo dos professores? E os vereadores, senadores e deputados (estaduais e federais) vão continuar em cima do muro (votando anualmente a fortuna dos valores de seus respectivos salários)  fingindo que não está acontecendo nada?

OBSERVAÇÕES:
   
1- A REALIDADE É QUE O POVO NUNCA RECEBEU NENHUM DIREITO SEM IR PARA AS RUAS E REIVINDICAR.

2 - POLÍTICOS SÓ LEMBRAM DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PERÍODO DE ELEIÇÃO.

Leia os trechos a seguir:

Votada a última pendência da lei do Piso Salarial

Nessa quarta-feira (27) foi votada a última pendência da lei do Piso Salarial, no Supremo Tribunal Federal. Trata-se da confirmação do 1/3 de hora-atividade destinado a planejamentos, estudo e análise dos processos pedagógicos. A aprovação naquela corte veio depois que a categoria enfrentou enormes prejuízos e viveu o descaso de muitos gestores que se recusaram a discutir a organização das redes de ensino. Como pretexto, esses gestores sempre usaram uma suposta idéia de inconstitucionalidade o que diz respeito à Lei.
Fonte: SINTE-RN


RN entra na relação dos Estados que receberão complementação do Piso

Após receber a confirmação de que o RN receberá a complementação do Piso, a coordenadora geral do Sinte Fátima Cardoso participou de audiência de negociação salarial com o prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Teixeira. Na ocasião, a dirigente entregou cópia de ofício do Ministério da Educação em resposta à solicitação de complementação ao Piso Salarial. Para Fátima Cardoso, as negociações com os municípios, mais do que nunca, devem ser acompanhadas de profundo cuidado em relação às exigências feitas.
 Fonte: SINTE-RN

Ausência de respostas por parte do Governo só reforça indicativo de greve dos trabalhadores da rede estadual

A direção do Sinte/RN esteve reunida em audiência mais uma vez  com a Casa Civil na tarde desta quarta-feira, 20. Segundo a coordenadora geral Fátima Cardoso, pela segunda vez se tratou da mesma pauta com a Casa Civil, sem se obter resposta alguma. Sendo assim, nada mais restou senão afirmar categoricamente que no próximo dia 28/04, a categoria tirará o indicativo de greve, durante assembleia, às 14h30 min, na Escola Winston Churchill. Como reação, a Casa Civil respondeu que deverá apresentar uma proposta até o dia 27/04.

Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a expectativa da direção do Sindicato era de uma resposta positiva quanto ao pagamento aos que foram enquadrados e tiveram os nomes publicados no último dia 08/04, bem como a data de pagamento da segunda parcela do Plano aos demais funcionários. Segundo Fátima, o tema foi tratado de forma tão evasiva que a direção do Sinte acredita que o assunto sequer tenha sido discutido com as outras instâncias do Governo. Neste caso a direção solicitou a realização de uma nova audiência com a presença dos secretários de Administração e Planejamento. Na ocasião O secretário-chefe da Casa Cívil, Paulo de Tarso, assegurou que fará a convocação aos secretários objetivando uma tomada de posição coletiva. Ele argumentou que só pode tratar destas questões após a apreciação do comportamento do Estado na apuração do término deste quadrimestre, que se encerra no dia 30 de abril, cujo resultado só será divulgado a partir da segunda quinzema de maio.

Outro ponto da pauta discutido diz respeito a necessidade do envio do projeto de lei para se fazer ajustes ao Plano de Carreira, que necessita de revisão no seu conteúdo em benefício da categoria. Foi ainda cobrado o pagamento aos pensionistas. A Direção do Sinte exigiu as publicações e o pagamento.

Fonte: SINTE-RN


Educadores do Estado farão assembleia

Os professores da rede estadual de ensino terão assembleia no dia 28 de abril, às 14h30, na Escola Winston Churchill. O encontro, que inicialmente discutiria a Campanha Educacional e Salarial de 2011, terá na pauta, também, o indicativo de Greve da Categoria. O segundo item entrou para discussão após o Sindicato ter se reunido com a Casa Civil do Estado e não ter recebido nenhuma resposta sobre o pagamento do PCCR dos servidores que já foram enquadrados ao PCCR.
Fonte: SINTE

terça-feira, 26 de abril de 2011

DIÁLOGOS CRIATIVOS SOBRE O BLUES E NATAL

QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL, ENCONTRO-SHOW DOS DIÁLOGOS CRIATIVOS SOBRE O
BLUES E NATAL


Na próxima quinta-feira, 28 de abril, o projeto cultural Diálogos
Criativos realizará às 19:30 no Auditório da Livraria Siciliano, no
terceiro piso do Midway Mall, um encontro-show que percorrerá a história
do blues e de sua relação com a cidade de Natal, reconstruindo a presença
na capital potiguar da mais expressiva manifestação musical da cultura
afro-americana.

O encontro, com ENTRADA FRANCA, se intitulará NATAL E O BLUES: UMA LONGA E
RICA HISTÓRIA e contará com a participação do cantor de blues MOISÉS DE
LIMA e de CBI, o vocalista da banda potiguar de blues/rock MAD DOGS. O
diálogo estará entremeado por apresentações ao vivo dos artistas
facilitadores, que realizarão um show de blues alternado à conversa. O
encontro, como de costume, será coordenado pelo idealizador e coordenador
dos Diálogos Criativos.

O projeto é uma iniciativa do jornalista, educador e promotor cultural
Antonino Condorelli em parceria com a Livraria Siciliano, o Café Genot e a
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) e com
o apóio editorial do Solto na Cidade, da Tribuna do Norte, da TV
Universitária e da Universitária FM.


MAIS INFORMAÇÕES: http://dialogoscriativosnatal.blogspot.com

CONTATOS: dialogoscriativos@dhnet.org.br

DIÁLOGOS CRIATIVOS NO TWITTER: http://twitter.com/dialogoscnatal

DIÁLOGOS CRIATIVOS NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001833054783&ref=mf

DIÁLOGOS CRIATIVOS NO ORKUT:

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3398728677950460530

Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=109158015

sábado, 16 de abril de 2011

Leia na integra a decisão do STF a favor do Piso Salarial do Magistério

Só para lembrar: os governadores do Rio Grande do Sul (Yeda Crusius - PSDB), Santa Catarina (Luiz Henrique da Silveira - PMDB), Paraná (Roberto Requião - PMDB), Mato Grosso do Sul ( André Puccinelli - PMDB) e Ceará (Cid Gomes - PSB) ingressaram, no STF, com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 11.738/08, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica.

Clique no link para ler na integra a decisão do STF a favor do Piso Salarial do Magistério:
http://www.cnte.org.br/images/pdf/publicacao_decisao_atf_piso.pdf

O destempero das elites diante da vitória do Piso do Magistério, no STF

PDF Imprimir E-mail
14-04-2011
A CNTE, primando pela decência que rege suas relações institucionais em defesa da educação de qualidade e da valorização dos/as trabalhadores/as das escolas públicas brasileiras, há mais de seis décadas, vem a público repudiar matérias publicadas recentemente na revista Veja e no jornal O Estado de São Paulo, as quais contêm opiniões anacrônicas, reacionárias, preconceituosas e inverídicas.

Ambas as opiniões têm como ‘pano de fundo’ a vitória parcial dos conceitos de piso salarial definidos na Lei 11.738 e que foram questionados no STF pelos então governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará - considerados pela comunidade escolar “Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública” - através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167).

Para quem acompanha atentamente as notícias da educação, o artigo de Veja, assinado por Gustavo loschpe na edição de 11/4/2011, sob o título “Hora de peitar os sindicatos”, e do editorial do Estadão, de 9/4/2011, transpareceram, integralmente, as posições dos que defendem a ADI 4.167. No primeiro caso, trata-se de quase plágio da entrevista concedida pelo Secretário de Educação de São Paulo às Páginas Amarelas da citada revista, edição nº 2.136, de 28 de outubro de 2009, intitulada “Contra o corporativismo”. Já a posição do Estadão sobre a composição da jornada dos professores se pautou em argumentos considerados insuficientes e sem comprovação pela maioria dos ministros do STF presentes no julgamento da ADI 4.167.

Mesmo discordando da posição oficial do Estadão - que carece de profundidade pedagógica e de credibilidade do ponto de vista das supostas insuficiências financeiras de estados e municípios -, reconhecemos que ela expressa, sem subterfúgios, a concepção de Estado e Sociedade de sua linha editorial. Repugnante, no entanto, é a posição de Veja, que se esconde por detrás de um repórter supostamente representante de uma determinada parcela social comprometida com a qualidade da educação pública. Perguntamos, então, a ele (repórter) e à revista: quem vocês representam, de fato, e a qual qualidade educacional se referem?

Indagamos esse veículo de comunicação porque, para a CNTE e para muitos/as brasileiros/as, Veja não passa de um instrumento a serviço das elites desacostumadas a suportar derrotas políticas e judiciais. E, se não bastasse o recorrente desprezo pela imparcialidade - princípio básico do bom jornalismo -, a revista, para vingar-se de quem ousa ir contra os interesses de seus financiadores, incita a intolerância e o preconceito de classes em pleno Estado Democrático de Direito. E essa é uma postura arbitrária de quem nega a ‘democracia popular’ - constituída nos fundamentos e no aprimoramento da cidadania - para se socorrer à velha ‘democracia burguesa’, em que as leis e a justiça atendem exclusivamente à minoria abastada.

Atendo-se, pontualmente, ao editorial do Estadão, consideramos que:
1. O jornal, erroneamente, referiu-se a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação como sendo uma Entidade contrária à Lei do Piso. Essa informação foi desmentida em nota divulgada pela Undime.

2. Os números das supostas contratações decorrentes da hora-atividade computada à carga semanal de trabalho do/a professor/a, constam dos argumentos jurídicos dos governadores que arguiram a inconstitucionalidade da Lei 11.738, porém não convenceram, até o momento, a maioria dos ministros da Suprema Corte. Assim como a CNTE, alguns ministros contestaram esses números e outros os consideraram pertinentes para atender ao preceito constitucional de oferta da educação pública de qualidade, sem perigo de ‘quebra’ dos entes federados.

3. Tal como na ADI 4.167, o editorial desconsidera o fato de a educação possuir recursos vinculados constitucionalmente - inclusive para honrar despesas com seus profissionais - e que a União, além de possuir competência concorrente com os estados para legislar sobre matéria educacional, também tem a obrigação de suplementar os entes federados que não conseguirem honrar os compromissos da Lei 11.738.

4. Em nenhum momento, o periódico aponta as inúmeras irregularidades recentemente divulgadas pela imprensa nacional, que comprometem sobremaneira o investimento na área educacional - a exemplo do desvio de R$ 660 milhões constatado no Fundo da Educação Básica (Fundeb) do Estado de São Paulo, cujo valor representou, segundo informações publicadas no jornal O Globo, em 10/5/2010, 28,6% das falcatruas cometidas (em todo Brasil) contra os referidos Fundos Estaduais, no ano de 2009.

5. A alegação de governadores e prefeitos de que melhores salários não influenciam a qualidade da educação - questão apontada tanto no editorial do Estadão quanto na matéria de Veja - não corresponde aos discursos eleitorais da maioria desses gestores, tampouco aos resultados de pesquisas de opinião pública e científicas realizadas recentemente. Em maio de 2010, o Instituto Ibope divulgou pesquisa qualitativa, realizada com eleitores de todo Brasil, sobre o tema educação, na qual a valorização profissional dos educadores (composta por melhores salários, formação inicial e continuada, planos de carreira e jornada de trabalho apropriada) constou como primeiro item de reivindicação da sociedade. Esta pesquisa corroborou um estudo divulgado pela Unesco, em outubro de 2009, que apontou a necessidade de se elevar o status do professor da educação básica, através das imediatas implementações (i) da política nacional de formação (concebida pelo MEC em parceria com os entes federados) e (ii) do piso do magistério à luz da Lei 11.738 - uma vez que 70% da categoria percebia vencimentos abaixo de R$ 720,00, o que colocava o Brasil na 4ª pior posição no ranking mundial de salários de professores da educação básica.

Com relação à matéria de Veja, além dos pontos já abordados, ressaltamos o seguinte:
6. O tom arrogante e a contestável base teórica do artigo revelam posições unilaterais, contraditórias e anacrônicas de quem se tenta intitular os “defensores da melhoria educacional do país”. Paradoxalmente, a matéria não se dá conta de que os pseudo-defensores (financiadores de Veja) integram as “elites que não querem um povão instruído, pois aí começarão os questionamentos que destruirão as estruturas do poder exploratório dessas elites”, como bem frisou o jornalista.

7. A atuação da CNTE e de seus sindicatos filiados sempre se pautou contra os interesses das elites do país, e fazemos questão de delimitar nosso campo de atuação. Para nós, essas elites são os verdadeiros cânceres sociais do Brasil. Nosso projeto vincula a educação à estratégia para se alcançar a soberania e o desenvolvimento para todos/as. Defendemos escola pública de qualidade socialmente referenciada, e não temos dúvida de que a desvalorização da categoria, a superlotação das salas de aula, as duplas e triplas jornadas de trabalho e a histórica desresponsabilização do Estado para com a formação dos profissionais da educação, só para ficar nas citações da matéria, sempre fizeram parte do projeto de sociedade pensado e executado pelas elites e seus agregados.

8. Não fosse a determinada atuação sindical, certamente as elites teriam aniquilado a educação pública e seus profissionais, como se tentou fazer em vários momentos da recente história do país, especialmente na era neoliberal (1990-2002). Além de impedir a privatização das escolas e universidades públicas e de lutar contra o nefasto arrocho salarial, educadores e estudantes se empenharam em ampliar o direito à educação - severamente restringido pelo Estado neoliberal.

9. Passada a fase de ataques às organizações da sociedade (sindicatos, entidades estudantis, movimentos sociais urbanos e rurais), essas representações iniciaram processo de cobrança pela retomada da responsabilidade do Poder Público frente a suas atribuições constitucionais. Pautada por princípios humanitários, democráticos e igualitários, a CNTE, junto com outros parceiros, lutou pela ampliação do financiamento para a educação básica, profissional e superior. O Fundeb, o fim da DRU na educação, a abrangência do Salário-Educação para toda a educação básica, assim como a política nacional de formação do magistério e dos funcionários de escola, a aprovação da Lei do piso do magistério, a ampliação da obrigatoriedade do ensino da pré-escola ao ensino médio (EC nº 59), a reserva de vagas em instituições de ensino superior para negros, índios e estudantes oriundos da escola pública e a implementação das disciplinas de história afrobrasileira, africana e indígena (leis 10.639 e 11.645) são algumas das pautas que nortearam as mobilizações da CNTE, nos últimos anos, em prol da educação pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade e para todos e todas.

10. Sobre as teorias contra os Sindicatos - encomendadas por governos neoliberais da década de 1990, as quais o repórter cita -, as mesmas deixaram de ser defendidas por muitos de seus formuladores, revelando o anacronismo da base conceitual da matéria publicada por Veja. Como exemplo, em entrevista ao Estadão, em 02/08/2010, a ex-secretária adjunta de educação dos EUA, Diane Ravitch, pensadora dos testes nacionais e dos processos punitivos aplicados aos professores e demais profissionais da educação, desaconselhou a prática desses métodos e julgou prejudicial políticas remuneratórias baseadas em avaliações meritórias. Isso depois de concluir - empiricamente, após duas décadas - que a educação é um processo que extrapola os limitados testes. Lamentavelmente, o arrependimento da educadora americana não se alastrou pelo Brasil, e muitos gestores continuam se apoiando nesta fórmula falida.

11. A CNTE, com mais de 1 milhão de associados numa base de 2,5 milhões de trabalhadores/as, representa o terceiro maior grupo de ocupação do país. Além de legítima representante da categoria em território nacional, a Confederação conta com expressivo reconhecimento internacional junto a organizações da sociedade civil e de governo. Nos últimos dias 14 e 15 de março, a CNTE participou da Cúpula Internacional da Educação, organizada pela OCDE, em Nova Iorque. Numa perspectiva inversa à defendida por Veja - de “peitar os sindicatos” -, a condição para a participação dos países na Cúpula era o envio de representações sindicais do setor educacional. Também ao contrário do que pensa a revista brasileira e parte dos gestores públicos descompromissados com a educação de qualidade, a Cúpula alertou, por meio de relatório disponível no site da OCDE, para a necessidade de melhorar o status do professor, de recrutar pessoas qualificadas, de oferecer formação permanente a elas e, sobretudo, de pagá-las melhor. Segundo o relatório, tão importante quanto o salário é fazer com que o professor seja respeitado, seja na estrutura de seu trabalho pedagógico, seja como cidadão que contribui para um amanhã melhor.
Em referência a essas últimas e atualizadas opiniões formuladas por estudiosos, gestores e educadores de todo o mundo - em recente evento mundial do mais alto gabarito - lamentamos, profundamente, que um veículo de comunicação nacional, responsável por formar a opinião de milhares de pessoas, se mostre porta-voz de teses ultrapassadas de uma elite que tenta posar de ‘déspota esclarecida’. Também não somos tolos para acreditar em simples desatualização de informações da revista Veja, fato que seria tão grave quanto à complacência amoral desse órgão de comunicação que insiste em se opor aos interesses da maioria do povo brasileiro.
 

Pessoas, Consumismo e o Planeta...

     Um bom vídeo para se refletir sobre o consumismo e a sustentabilidade do planeta e da vida humana.

A lenda do Fiat 147 o Lamborghini e o Porsche...

           Uma lenda!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Não beba, não corra, não morra!

Viva o café!

 
Eu sou consumidor assíduo de café! Depois do vinho, é a bebida que mais aprecio. Mas quando vou a casas de amigos, percebo que muitos cometem erros básicos na hora de preparar o café, o que acaba comprometendo o seu sabor. Daí, pra reparar o gosto amargo, metem açúcar!Por isso, separei algumas dicas muito úteis na hora de fazer um bom café. Veja só: Temperatura da água Não use água fervente na preparação do café! A água nesse estado escalda o café, modificando seu sabor e aroma. Quando a água começar a borbulhar sutilmente, desligue o fogo. A temperatura ideal da água para fazer o café é de 90° C. Não use água da torneiraA água utilizada deve ser filtrada ou mineral. Além de afetar a saúde, o cloro encontrado na água de torneira pode alterar o sabor do café. Não mexa o café na hora de coarNão se deve mexer o pó no filtro. Muita gente faz isso com o intuito de que o café seja coado mais rapidamente, mas o contato com a colher neste momento pode alterar o sabor do café, além de correr o risco de rasgar o filtro, se ele for de papel. Despeje a água lentamente, em fio, exatamente no centro do filtro. Paciência é tudo! Abaixo o açúcar! O bom café não precisa ser adoçado. Misturá-lo com os outros componetes altera suas característcias e ele perde muito do seu sabor. Claro que é necessário preparar bem o paladar para tomar café sem açúcar, então a dica é diminuir a quantidade aos poucos. Assim, você poderá comprovar a qualidade do produto que tem consumido. Café requentado NÃOIsso não é um erro, é um pecado! Altera totalmente o sabor e corta o clima de frescor que deve ter um bom café. Prepare apenas a quantidade que será consumida imediatamente. Se sobrar, escolha uma receita que vá café frio, como batidas e doces, e só assim então reaproveite o seu café! Se você quiser que seu post apareça no Yahoo!, veja aqui como fazer! #MelhordoMeme Fotos: Getty Images.
Eu sou consumidor assíduo de café! Depois do vinho, é a bebida que mais aprecio. Mas quando vou a casas de amigos, percebo que muitos cometem erros básicos na hora de preparar o café, o que acaba comprometendo o seu sabor. Daí, pra reparar o gosto amargo, metem açúcar!
Por isso, separei algumas dicas muito úteis na hora de fazer um bom café. Veja só:

Temperatura da água Não use água fervente na preparação do café! A água nesse estado escalda o café, modificando seu sabor e aroma. Quando a água começar a borbulhar sutilmente, desligue o fogo. A temperatura ideal da água para fazer o café é de 90° C.

Não use água da torneiraA água utilizada deve ser filtrada ou mineral. Além de afetar a saúde, o cloro encontrado na água de torneira pode alterar o sabor do café.

Não mexa o café na hora de coarNão se deve mexer o pó no filtro. Muita gente faz isso com o intuito de que o café seja coado mais rapidamente, mas o contato com a colher neste momento pode alterar o sabor do café, além de correr o risco de rasgar o filtro, se ele for de papel. Despeje a água lentamente, em fio, exatamente no centro do filtro. Paciência é tudo!

Abaixo o açúcar!
O bom café não precisa ser adoçado. Misturá-lo com os outros componetes altera suas característcias e ele perde muito do seu sabor. Claro que é necessário preparar bem o paladar para tomar café sem açúcar, então a dica é diminuir a quantidade aos poucos. Assim, você poderá comprovar a qualidade do produto que tem consumido.

Café requentado NÃOIsso não é um erro, é um pecado! Altera totalmente o sabor e corta o clima de frescor que deve ter um bom café. Prepare apenas a quantidade que será consumida imediatamente. Se sobrar, escolha uma receita que vá café frio, como batidas e doces, e só assim então reaproveite o seu café!

Se você quiser que seu post apareça no Yahoo!, veja aqui como fazer!

#MelhordoMeme

Fotos: Getty Images. 
Fonte: http://meme.yahoo.com/horadobrinde/p/a2B2_FH/?cid=brtd/

domingo, 10 de abril de 2011

Vira-lata não, o nome agora é cão comunitário!

 "A carrocinha pegou, três cachorros de uma vez... "

Era uma música que toda criança escutava (ou escuta), mas agora parece que mudou um pouquinho...

Veja e entenda um pouco sobre o assunto:

Vira-lata agora se chama "cão comunitário"
Fonte: Jornal Diário de Natal  
Lei impede que poder público elimine animais de rua e proíbe que recolha os que têm laços com a população
Paulo Nascimento // Especial para o Diário de Natal // paulonascimento.rn@dabr.com.br

Os poderes executivos Municipal e Estadual estão obrigados a criar e incentivar programas de proteção aos animais, além de estarem proibidos de praticarem a "eliminação da vida de cães e gatos" através de estabelecimentos oficiais como centros de zoonoses e canis. Os órgão públicos também ficam obrigados - em conjunto com as entidades da sociedade civil e empresas - a orientar a população em campanhas de respeito aos animais. A determinação parte da Lei nº 0326, promulgada pela Câmara Municipal de Natal na terça-feira passada.


Norma foi aprovada na Câmara Municipal e cria várias regras de proteção. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press.
A lei prevê que o único caso em que os animais poderão ser executados, através do uso da eutanásia, serão aqueles em que fiquem constatados males, doenças graves ou infecto-contagiosas incuráveis, que possam colocar em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. Para que a eutanásia seja aplicada, a lei 0326/2011 exige que um laudo, assinado pelo responsável do órgão que realizará o processo, seja feitoe disponibilizado para que entidades protetoras dos animais possam analisar.

Os animais, mais especificamente os cães, com históricos violentos devidamente comprovados, também poderão ser resgatados dos canis, desde que quem for fazê-lo cumpra com as determinações previstas em lei para a criação de cães bravos, como promover devidamente a ressocialização do animal.

A partir desta semana, aquele cão, geralmente vira-lata, que é figura recorrente em muitos dos bairros de Natal, passa a ser reconhecido como "comunitário", segundo a lei aprovada pela Câmara Municipal. Eles não serão mais recolhidos definitivamente para canis ou centros de zoonoses. O "cão comunitário" passa a ser classificado como o que estabelece laços de dependência e manutenção com a região em que vive, mesmo não possuindo qualquer responsável definido.

Os cães, segundo a lei, só serão recolhidos para serem esterilizados, registrados e, logo após, devolvidos para suas comunidades de origem, em até 72 horas. A lei prevê que qualquer infração de suas determinações trará ao infrator uma multa de R$ 1.000,00, podendo ser dobrada a cada reincidência.

sábado, 9 de abril de 2011

Internet, protesto, gasolina cara e covardia

 Por meio da internet, cidadãos se organizaram contra o preço abusivo da gasolina cobrado pelos postos de combustíveis em Natal-RN, criando um boicote, o manifestações ocorreram no twitter, no boicote postos e nas ruas, esse exemplo raro de participação e cidadania que devem ocorrer numa democracia. Porém, o cidadão que mobilizou e externou a indignação de todos os natalenses sofreu um atentado, digno de filme de mafiosos ou de países ditatorias, além de ser ameaçado foi também espancado e novamente ameaçado.  Cadê a justiça? Cadê os direitos humanos? A polícia vai investigar? O Ministério Público vai fazer algo com relação aos criminosos que encomendaram o crime? Ou será que a impunidade vai continuar? 

Vejam os seguintes artigos de jornais locais sobre o preço da gasolina e a agressão física ao cidadão:

Covarde intimidação
Idealizador de campanha no Twitter por combustíveis mais baratos sofre ameaças e é agredido
Fernanda Zauli // fernandazauli.rn@dabr.com.br

Em meio à campanha contra o aumento dos combustíveis em Natal, a intimidação. O idealizador e coordenador do serviço @viacertanatal, que informa as condições do trânsito na cidade por meio do Twitter, Hudson Silvestre, recebeu ameaças através do microblog e chegou a ser agredido fisicamente na tarde de quarta-feira, quando foi surrado por um motoqueiro não identificado que o abordou enquanto Hudson registrava um acidente de trânsito na Avenida Lima e Silva. Foi o perfil Via Certa Natal que começou a campanha pela redução dos preços dos combustíveis no Twitter e criou a hashtag #combustivelmaisbaratoja, termo que alcançou mais de 28 mil replicações na rede, mantendo-se entre os termos mais comentados em todo o Twitter. Diante da coação e buscando se preservar, o tuiteiro publicou na Internet um aviso a seus seguidores no início da tarde de ontem comunicando que estava desistindo da campanha.

Em entrevista ao Diário de Natal, Hudson contou que a primeira ameaça chegou na manhã de quarta-feira, por meio de uma Direct Message (Mensagem direta) no Twitter que dizia: "Se a gente quebrar, vocês vão quebrar também". As ameaças teriam partido do usuário @terrornasbombas, que na tarde de ontem já havia sido excluído do site. O coordenador do Via Certa relata que no início da tarde, enquanto fazia fotos de um acidente ocorrido na Avenida Lima e Silva, foi agredido por um motoqueiro. Por conta de um AVC, Hudson tem dificuldade de locomoção e anda com o auxílio de muletas. "Ele começou a me dar murros e chutes e eu não tinha como me defender por conta da minha dificuldade de locomoção. Quem me ajudou foi o motorista do carro que estava envolvido na colisão", conta. Segundo ele, as únicas palavras que o motoqueiro falou foram "vagabundo tem que apanhar".

No entanto, as ameaças não pararam por aí. Quando acessou o Twitter do Via Certa, no fim do dia, a vítima se deparou com mais uma mensagem que dizia "O que aconteceu hoje foi só o começo, se vocês continuarem virá muito mais". Hudson prefere não acusar ninguém sobre a autoria da agressão física, mas garante que essa é a primeira vez que passa por uma situação de ameaça. "Fica difícil a gente falar 'foi esse ou aquele'. Acusar alguém ou algum órgão seria leviano", afirmou.

Após o fato, o Via Livre postou no Twitter: "Temos uma equipe de 6 pessoas circulando pela cidade com o uniforme do @viacertanatal, para preservar a nossa equipe do @transitonatal, @viacertanatal e @ViaCertaII vamos parar com a campanha #combustivelmaisbaratoja. Um membro da nossa equipe foi agredido ontem sem motivos e tbm recebemos ameaças via twitter. Pedimos o entendimento de todos e agradecemos o respeito pelo nosso trabalho", dizia a mensagem publicada na internet.

Intimidado, Hudson Silvetre conversou com sua equipe de trabalho do Via Certa e decidiu não registrar nenhum boletim de ocorrência. "Decidi não fazer nada porque temos uma equipe de seis pessoas que trabalham nas ruas, com camisetas que identificam o Via Certa, e todos nós estamos vulneráveis. Para resguardar nossa equipe não vamos levar isso adiante", disse.

Além disso, Hudson afirmou que não vai prosseguir com a divulgação da expressão "combustível mais barato já", embora seja possível que outros usuários o façam já que a expressão se tornou de domínio público. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a expressão foi replicada no Twitter mais de 28 mil vezes desde o início da semana, mantendo-se entre os assuntos mais comentados no microblog.

Manifestantes boicotam posto na Prudente de Morais 
Jornal Diário de Natal  
Mobilização que teve início na internet resultou em boicote coletivo, ontem, em resposta à alta dos combustíveis


A alta dos combustíves deixou o mundo virtual. Na noite de ontem, centenas de pessoas se mobilizaram pedindo a redução dos preços praticados na cidade. O primeiro alvo do boicote popular foi um posto localizado na avenida Prudente de Morais. As pessoas que chegavam ao local pediam para abastecer seus carros e motos com menos de R$ 1. Outros pediam nota fiscal e ainda a realização do teste de qualidade (direito garantido por lei). As solicitações geraram uma grande fila, afastando clientes desavisados. A mobilização ocorreu durante o início da noite e o objetivo era impedir que o estabelecimento não obtivesse grandes lucros.


Clientes que chegavam ao local pediam abastecimento com valores abaixo de R$ 1. Foto: Canindé Soares/Divulgação.
O chamado para o movimento ocorreu pela internet, forma que vem se tornando a principal característica do movimento em Natal. Além de tumultuar o movimento no posto, os manifestantes realizaram um buzinasso no local. O atendimento ocorreu de forma tranquila e os frentistas atenderam a todos os pedidos feitos pelos clientes. "Eles fizeram, inclusive, um teste de qualidade", afirmou o repórter fotográfico Canindé Soares.

Além disso, novas medidas estão sendo tomadas para investigar e acompanhar os aumentos de preços dos combustíveis em Natal. O Ministério Público Estadual oficializou ontem a criação do Grupo de Atuação Especial para acompanhar e investigar as atividades relativas à comercialização de combustíveis em Natal - GECOMB. Além disso, a prefeita Micarla de Sousa se reuniu na tarde de ontem com o coordenador geral do Procon municipal, Lailson Vieira e determinou fiscalização redobrada para coibir reajustes abusivos de combustíveis. A partir de agora, o Procon municipal fará pesquisa semanal dos preços de combustíveis na cidade.

A equipe do GECOMB é formada por Promotores de Justiça especializados nas áreas consumidor, patrimônio público, sonegação fiscal e criminal, sob a coordenação do Promotor de Justiça do consumidor, José Augusto Peres Filho. O grupo foi criado para fazer um trabalho em várias frentes, uma vez que a investigação de supostas irregularidades praticadas pelos postos de combustíveis não envolvem apenas a defesa do consumidor. Na Promotoria de defesa do consumidor já há uma investigação em curso que, agora, será reforçada pelos Promotores de Justiça da sonegação fiscal, patrimônio público e também criminal.

Na segunda-feira, Ministério Público, OAB, Procons de Natal e do RN e a Câmara Municipal da capital lançam a campanha "Combustível mais barato já", que pretende incentivar o consumidor a não abastecer em postos de combustíveis que estejam com os preços excessivos.

Apoio a tuiteiro

O tuiteiro Hudson Silvestre que havia sofrido ameaças através do twitter e chegou a ser agredido fisicamente após promover campanha no microblog pela redução do preço dos combustíveis, recebeu o apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha. "O assessor da Sesed me ligou e disse que se eu precisasse de algum tipo de segurança poderia contar com o governo do Estado. Eles se colocaram à nossa disposição e deixaram telefones para que nós ligássemos caso fosse necessário", disse Hudson.

“Boicote já” contra a alta da gasolina


Sara Vasconcelos - Repórter

Defender o direito de consumidor exercendo-o. Foi desta forma que centenas de pessoas mostraram sua indignação com o aumento do preço dos combustíveis e reivindicaram a redução dos custos, na tarde de ontem. Filas de carros bloquearam o acesso pela avenida Prudente de Moares, ao posto localizado no cruzamento com a Miguel Castro. O protesto colocou em marcha lenta o funcionamento do posto, em horário de maior procura por abastecimento – entre às 18h30 e 20h – provocando prejuízo.  O movimento pacífico e consciente, teve origem na comunidade “Boicote Já”, de uma rede de relacionamentos Orkut, e reuniu não só estudantes universitários, como profissionais liberais de diversas áreas e servidores públicos.  O posto foi escolhido devido ao número de veículos e pessoas que transitam pela via.

rodrigo senaO protesto contra a alta da gasolina atraiu centenas de consumidores a um posto da Prudente de Morais. Dilma proibiu a Petrobras de reajustar preçosO protesto contra a alta da gasolina atraiu centenas de consumidores a um posto da Prudente de Morais. Dilma proibiu a Petrobras de reajustar preços
Alinhados a uma das filas de bombas de combustíveis, os consumidores exerciam seus direitos ao exigir notas fiscais e testes de qualidade da gasolina, independente da quantia paga. Os valores dos abastecimentos  variavam entre R$ 0,10 e R$ 1,00, inclusive com números quebrados para dificultar o troco. “A ideia é que os donos de postos também tenham prejuízo. Estamos abastecendo em ‘conta-gotas’ para atrasar o atendimento, e exigindo tudo que nos é de direito”, disse um dos idealizadores do ato, Anderson Júnior.

Apesar do trânsito lento, os condutores demonstravam apoio a causa e alguns até se juntavam ao movimento. Adesivos com frases “Boicote aos postes BR. Diga não ao cartel” eram comercializados nos canteiros e sinais. “É totalmente abusivo que um pólo de gás e petróleo, como o RN, pratique as tarifas mais altas do Nordeste”, disse o  servidor público José Edmar de Sarújo Jr, que parou para abastecer e aprovou o ato.

O assistente administrativo Flávio Jácome, 31 anos, pediu cupom fiscal para a compra de R$ 0,10 de gasolina. “Essa é nossa forma de impor o que queremos. Não podemos aceitar que o RN seja o pivô dessa roubalheira ao cidadão”, reclamou. Renato Galdino, 19 anos, segurava com outros ciclistas cartazes e incitando o uso de bicicletas e criação de ciclovias. “O reajuste afeta a vida de todos, porque reflete em aumento de diversas mercadorias”.

O dentista Ricardo ferreira, 50 anos, trocou os postos da capital pelo do interior como forma de boicotar o reajuste. “É uma máfia que  abrange todas as esferas, que fazem vista grossa a esse cartel dos postos”, afirma. O dentista aguardava pacientemente a vez de colocar pouco mais de 300ml e pedir o teste de qualidade.

A intenção de fato surtiu efeito. Na primeira hora, um funcionário que preferiu não se identificar, lamentava o “Nesse ritmo e nesse horário, devemos ter perda significativa”, observa.

Uma série de outras mobilizações estão programadas para a próxima semana.

Petrobras

A Petrobras esclarece que a última alteração no preço da gasolina em suas refinarias foi uma redução de 4,5%, em junho de 2009. Em nota, a estatal justifica que os recentes aumentos nos postos de abastecimento se referem ao aumento do preço do etanol anidro, que é adquirido e adicionado à gasolina pelas distribuidoras, no percentual de 25%. Do preço que o consumidor paga nos postos, a parte da Petrobras (realização) representa cerca de 30%, ou seja, se o consumidor paga três reais pelo litro, a parte da Petrobras é de cerca de um real. Os impostos representam 41% do preço final. A parte das distribuidoras e dos revendedores (postos) é de 12% e o etanol anidro adicionado à gasolina corresponde a 18% do preço final do combustível. E que não houve reajuste dos preços  nesse período e se mantêm alinhados aos principais concorrentes mundiais.

Quem aumentou, amarga prejuízos

O apelo silencioso da sociedade - em buscar os postos com preços mais baixos - também surte efeito. Os postos que reajustaram os valores junto às bombas, na última segunda-feira, apresentam uma queda no movimento. A baixa chega a 20% do fluxo no Posto Senador Shell, da Mor Gouveia, em Cidade da Esperança, disse o proprietário Marcos Esmeraldo. O reajuste que elevou de R$ 2,790 para R$ 3,060 o preço da gasolina aditivada no local tem causa, explica Marcos Esmeraldo, no reajuste do ICMS e nos valores repassados pela distribuidora. “Os custos repassados pela distribuidora que nos últimos 30 dias superior os R$ 0,30 por litro”. Apesar do posto vazio, a carga de tributação e custos impede uma redução dos preços. “”Não temos como recuar sem ficar no prejuízo”, afirma.

O empresário Francisco de Assis Aquino Godin, do Posto BR Monte Belo, em Neópolis, também sente a queda estimada em 30 a 35% nas vendas na última semana. “Acredito que em função do apelo popular, a Petrobras deve reaver o reajuste e a tendência natural com a moagem da cana nas usinas é que, em 30 dias, os preços baixem”, prevê.

Sem reajuste, filas se formam à entrada do posto localizado no Hipermercado, na avenida João Medeiros Filho, na zona Norte da cidade. O gerente do posto, que não será identificado, explicou que os R$ 2,72 pelo litro da gasolina obedece a uma política da rede de manter os preços abaixo da concorrência. “Como ainda tem postos nessa região com preços na média de R$ 2,75, estamos praticando esse preço”.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Música para sexta feira

George Harrison, ex-beatle canta My Sweet Lord.

 
Bom fim de semana!

O monstro de Realengo, massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira

Ontem (07-04-2011) um ex-aluno, armado e com muita munição, entra numa escola municipal  e efetua inúmeros disparos contra alunos(com idades entre 12 e 14 anos), deixando um saldo de 12 alunos mortos e aproximadamente 20 alunos feridos. O caso lembra fatos ocorridos nos Estados Unidos(EUA), onde alunos armados realizaram verdadeiras chacinas, mas dessa vez não foi nos EUA, mas numa escola municipal do Rio de Janeiro, o atirador não deixou carta explicando o motivo de tanta violência, a  carta deixada é mais um manual de instruções de como o corpo dele deve ser preparado e como deve ser sepultado, tudo isso com palavras que lembram um fundamentalista religioso.
A grande pergunta é: qual foi o motivo que causou tanta atrocidade? Será que o autor dos disparos sofreu alguma violência dentro da escola? Não se sabe, foi dito que a mãe biológica do atirador tinha distúrbios  mentais? Será que o rapaz que tinha entre 23 e 24 anos herdou algum distúrbio mental?
 Como andam nossas escolas? Como as autoridades públicas tratam a questão da prevenção da violência dentro da escola, desde questões como bullying, tráfico de drogas, brigas de gangues, professores agredidos, e fluxo de armas dentro da escola? Essas e outras questões devem ser pensadas para que ocorram ações de prevenção.

Vejam a carta deixada pelo atirador:

RIO - O atirador Wellington Menezes de Oliveira, autor do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, afirma, em uma carta que foi entregue pela polícia a jornalistas, que os impuros não poderão tocar seu corpo sem luvas. Na carta, ele diz que quer ser despido, banhado e seco após sua morte, quando deverá ter o corpo envolto em um lençol branco.
Confira os trechos da carta:
"Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida."

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/carta-atirador-diz-impuros-poder%C3%A3o-tocar-corpo-20110407-111600-343.html

2ª Corrida do Comerciários - SESC/ Natal-RN

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Votação do Piso Salarial do Magistério é constitucional, diz o STF

Lei do Piso é constitucional PDF Imprimir E-mail
06-04-2011
Foto: Renato AlvesHoje foi um dia histórico para a educação pública brasileira. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que contesta a Lei do Piso (11.738/08), impetrada por governadores de cinco estados foi votada hoje (06) no Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento que durou cerca de seis horas. Por 7 a 2 o STF decretou a constitucionalidade da Lei do Piso. A partir de agora, todos os estados e municípios deverão acatar o conceito de piso como vencimento inicial de carreira, sem a possibilidade de incorporar gratificações para a composição do valor.
 
Acesse as fotos do julgamento: http://twitpic.com/photos/CNTE_oficial
"Temos a lei do nosso lado. O piso é legal e vamos fazê-lo valer em todos os estados e munícipios. Embora a lei contemple os professores com formação em nível médio, essa vitória vai beneficiar todos os professores na medida que obriga os estados a criarem planos de carreira. Com isso, os professores com nivel superiores serão beneficiados",afirmou o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão.
No Plenário 100 pessoas acompanharam o julgamento. Do lado de fora, aproximadamente 300 educadores assistiram, em telão instalado pela CNTE, ao voto de cada ministro. Após advogados terem discursado a favor e contra a Ação, o ministro Relator Joaquim Barbosa proferiu voto e considerou a ADI 4.167 improcedente. Seguiram com o relator os ministros Luis Fux, Ricardo Lewandowski, Celso de  Melo e Ayres Britto. Em favor dos governadores “traidores da educação pública” foram os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio. As ministras Ellen Gracie e Carmen Lúcia votaram pela improcedência parcial da Ação.
A cada voto proferido pelos ministros a reação dos educadores que se concentravam na Praça dos Três Poderes era grande. Vaias, aplausos, gritos afirmando que “Piso é Lei” podiam ser ouvidos por quem passava no local. Ao fim do julgamento, o presidente da CNTE se dirigiu aos educadores que permaneciam na Praça dos Três Poderes e comemorou com eles a vitória. “Foi um julgamento muito emocionante. A gente revê toda a luta e vê que valeu a pena. O STF foi sensível ao nosso clamor e esta é uma vitória de todos os educadores e daqueles que lutam por uma educação pública de qualidade”, comemorou Leão ao final do julgamento. (CNTE, 06/04/11)
  Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6749&Itemid=52

CAMPEONATO ESTADUAL DE KARATÊ 1ª FASE

Foto: http://www.tokdeclasse.com.br/lances.php?pagina=330


Dia 09/04/2011 no CELME(Av. Maria Lacerda - Nova Parnamirim) será realizado a 1ª fase do campeonato estadual de karatê.


Fonte: http://juliopatriota.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filme: O livro de Eli.



.

Alerta! Se você ainda não viu o filme, então não leia, deixe para depois do filme.
 
 Uma aluna disse: “professor, vi um filme e gostaria que você assistisse e fizesse um comentário”. Bem, foi mais ou menos assim que ela me pediu para assistir o filme “O Livro de Eli”, eu tinha visto um trailler do filme no cinema, mas sabe aquele filme que ficamos curiosos em ver, mas que por um motivo ou outro, acabamos não assistindo? Esse foi um deles...


Fui assistir e gostei muito , o filme tem muitos sentidos e muitas interpretações possíveis...
Assisti ao filme com papel e caneta e escrevi tudo que achei interessante, depois fui pesquisar alguns dados.
Bom, para começo de conversa, o nome Eli é um nome hebraico e significa o “elevadíssimo”, o sacerdote que possuía mais elevação do santuário de Silo, segundo a Bíblia, ele foi sacerdote e juiz por 40 anos em Israel, mas sobre ele pesava uma profecia...


  O filme se passa num mundo em ruínas, semelhante ao do filme Mad Max, onde impera a lei do mais forte, um mundo que sofre de escassez de alimentos, de água e valores, resultado de uma guerra que o filme não diz claramente o motivo, entre quem, nem como se deu tal guerra. O “mocinho” é Eli, ele é um andarilho solitário que escuta um mp3 e todos os dias lê um livro que ele carrega com todo cuidado. Em seus 30 anos de caminhada, seu caminho é sempre em direção ao oeste, ele encontra muitos desafios e perigos, saqueadores e canibais. Eli é um perito em lutas, pois em seus confrontos contra bandidos assassinos – canibais ou não – ele sempre luta contra vários mercenários armados ao mesmo tempo, vencendo-os.


Eli chega a uma cidade onde  Carnagie domina pela força, ele é responsável pela a distribuição da água, o governante vive uma obsessão, encontrar um livro, a Bíblia. Para encontrar a Bíblia, ele usa todos os meios possíveis, mercenários saqueiam e matam viajantes para roubar livros, o detalhe é que praticamente, na cidade, só o Carnagie sabe ler. 


Ao chegar à cidade, Eli procura um “comércio” para recarregar o alimentador Phantom – acredito que seja um tipo um carregador de bateria – o comércio funciona a base do escambo, enquanto o alimentador  é recarregado, elei vai a um bar comprar água, porém no bar uns mercenários que trabalham para Carnagie brigam com Eli,  antes de começar se defender, o mocinho recita um verso que parece ser da Bíblia, no embate ele mata todos praticamente.  Carnagie fica impressionado com o resultado e convida o forasteiro para ficar na cidade, e diz que o lugar é “civilizado”, pois não é admitido o canibalismo, e que ele deveria treinar os mercenários do tirano, com a finalidade de expandir os domínios do vilão, educadamente desconfiado, Eli rejeita a proposta. Nesse momento também o chefão da cidade descobre que o andarilho também sabe ler, e que pratica a leitura todos os dias. Procurando mudar a decisão de Eli, Carnagie obriga o viajante a dormir na cidade para desfrutar da “hospitalidade” e dar a resposta sobre a proposta no outro dia, para tentar convencer Eli, o tirano envia Solara para seduzir, Solara é filha de Claudia, uma mulher cega que é humilhada por Carnagie. O  plano de seduzir o forasteiro, não funciona, mas o chefão descobre que Eli tem o livro  desejado com tanta obsessão por Carnagie.


          Eli consegue fugir, durante um tiroteio no qual ele mata alguns mercenários, Eli acerta um tiro no joelho do tirano. Diante das baixas, o chefe dos mercenários de Carnagie questiona tantos gastos de material e de mortes dos mercenários em busca  de apenas um livro. Com muita raiva o tirano diz que não se trata de um simples livro, mas de uma arma para dominar os corações fracos e desesperados. Assim ele dominaria um não só a cidadela, mas multidões. 


 Solara tenta seguir o nosso herói, este não aceita, mas ela oferece em troca de sua aceitação, ela diz a Eli onde fica a fonte de água da cidade, após conseguir a água, Eli deixa Solara trancada na fonte e avisa que a estrada não é um bom lugar para ela, pois é muito perigoso. Eli segue seu caminho, mas percebe que a mocinha está em perigo, e volta para salvá-la de um bando que estava prestes a estuprar a moça – a segunda cena de estupro que aparece no filme, claro que sem detalhes da violência – pra variar eles, os bandidos foram mortos. Carnagie que estava caçando Eli descobre que Solara também estava em fuga.


À noite, o casal fugitivo para descansar, Solara pergunta como era o mundo antes da guerra, Eli diz que era um mundo de fartura, onde as pessoas tinham mais do que precisavam, onde existia muito desperdício, tudo era descartável, ela fica surpresa. Eli conta para Solara que ele está numa missão há 30 anos, que ouviu uma voz  que o guiou até o livro, a mesma voz disse que ele deveria levar o livro em segurança para o oeste, ele explica – ou tenta explicar o que é fé – os questionamentos de Solara levantam dúvidas sobre a missão de Eli, mas ele rebate e diz que é um ato de fé, que não se questiona. Ele explica a ela, que aquele é o único exemplar da Bíblia, que todos os outros foram queimados após a guerra, sob a alegação que a causa da guerra teria sido o livro. No outro dia, recomeçam a caminhada, chegando a uma casa no meio do nada, ao chegarem a casa eles caem numa armadilha, a casa é habitada por um casal de velhinhos armados, que acabam convidando para um chá, Eli descobre que eles são canibais e que já mataram muitos desavisados, ao tentar fugir eles percebem que a casa já está cercada por Carnagie e seu bando.


No embate – tiroteio, explosões e, como em todos os filmes americanos, carros explodindo – o  casal de velhinhos canibais acabam morrendo, alguns mercenários morrem, Eli é baleado por Carnagie que questiona a fé do herói, Solara e o livro são levados pelo tirano. Solara consegue fugir e volta para resgatar Eli, mas ao chegar na casa onde ocorreu o tiroteio, ela não acha Eli, ela da meia volta no carro e acha o herói caminhando cambaleando em direção ao oeste.



Carnagie feliz por ter conseguido finalmente o livro, chama o engenheiro para abrir o fecho do livro, mas ao conseguirem abrir a Bíblia, o tirano fica perplexo, o livro estava em braile – a escrita dos cegos – ele chama Claudia para ler o livro, ela percebe o conteúdo do livro e com um risinho de vingança pelos anos de maus tratos a ela e a filha Solara, Claudia finge que não sabe mais ler braile, pois já faz muitos anos, e percebe que o tirano está com febre em decorrência da infecção do tiro no joelho. Ela ironiza sobre o quanto ele matou em busca da Bíblia para manipular o livro e conseqüentemente manipular mais pessoas e aumentar o seu poder, porém, agora ele estava doente e não conseguia nem impor ordem em seu  bar, onde ocorria uma briga e saques.
Na estrada, seguindo em direção ao oeste, Eli em um carro dirigido por Solara, chega ao local dito a Eli pela “voz”, o local é Alcatraz, onde funciona uma gráfica. Eli após trinta anos de obsessão em salvar o único exemplar da Bíblia, lendo diariamente, sabe decorado o conteúdo do livro e se propõe a ditar para que o responsável pela gráfica escreva e depois faça a impressão do livro. O responsável pelo lugar mostra um acervo de livros e explica que só faltava a Bíblia, que a finalidade daqueles livros era a reconstrução do mundo através do conhecimento. Eli que era barbudo faz a barba e raspa a cabeça e se veste com uma rouba branca semelhante a dos mulçumanos. Ao terminar a sua tarefa ele agradece a Deus, pede perdão por eventuais pecados e morre, Solara pega a bolsa, o mp3 e as armas e volta para a cidade de Carnagie. No final do filme, mostra a Bíblia sendo impressa, e depois de pronta ela indo para uma estante, ironicamente ficando ladeada pelo Torah e pelo Alcorão e por outros livros religiosos.

Se a música  era para trazer alguma reflexão, não trouxe, pois o áudio em inglês não possibilita, que a maioria dos brasileiros perceba o conteúdo da letra e associá-lo ao contexto do filme.


O filme mostra o como um homem em uma jornada de 30 anos, diante de todas e das mais severas privações, sofrimentos e perigos, se mantém – ou pelo menos tenta se manter – integro e segue com retidão os valores morais, graças a fé. A fé que traz a esperança de um mundo melhor e dá forças para prosseguir em sua missão.
Os diálogos de Carnagie apontam para poder da palavra, o exemplo mais direto é quando ele diz que “o livro é uma arma”, a manipulação de uma religião é uma ferramenta eficaz para aumentar e se manter no poder, pois o tirano deixaria de dominar através da força e passaria a dominar pela cabeça, pelo convencimento.  Daí o filme todo girar em torno da Biblia. Vemos também como a fé e a esperança mantiveram firmes os ideais e valores de um homem acima de qualquer obstáculo ou sofrimento.
O filme também faz seus questionamentos, tais como o atual consumismo, desperdício e intolerância religiosa.
Ao mesmo tempo, sem ser direto, percebemos que quando no filme é dito que a bíblia foi acusada de ter causado a guerra que “acabou o mundo”, nos faz pensar na intolerância religiosa, principalmente a questão ligada ao ocidente (EUA) e ao oriente médio, os EUA, que se diz cristão, no stress do medo de atentados terroristas e de guerras no oriente médio, os países envolvidos são seguidores de uma religião que segue o Alcorão. Mas acho que o conflito vai além das questões puramente religiosa.
Outro detalhe importante é como o estado de necessidade, leva ao fim dos escrúpulos, dos valores, acho que essa é uma das razões para as cenas de violência que envolvia desde roubo, passando por estupros e assassinatos.  Ao mesmo tempo, vemos Eli se mantendo fiel aos valores. Lembro de países que após catástrofes cometem saques, porém no caso da recém tragédia do Japão, não temos notícias de saques. Será que é o peso de uma educação e de valores assimilados e respeitados pela população?
A ironia: Carnagie humilhou, maltratou Claudia e Solara, no final, o conhecimento que ela tinha sobre o braile fez ele se humilhar para que Claudia lesse a Bíblia.
O primeiro livro impresso por Gutemberg foi a Bíblia, a cena da preparação da impressão da Bíblia lembra isso. Ainda vemos, que a gráfica funcionava em Alcatraz, uma antiga e prisão, a ironia está que a prisão agora seria o lugar de onde deveria vir a libertação, a reconstrução da humanidade através do conhecimento.
Apesar de proteger o livro do cristianismo, Eli ao ditar o conteúdo da Bíblia, estava vistindo uma roupa aparentemente islâmica, a Bíblia depois de impressa foi colocada lado a lado com o Torah e o Alcorão.