quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Será que a copa vem para Natal-RN?

  No início era tudo festa, todo mundo queria aparecer nas fotos, as vezes nós tinhamos a impressão que eles estavam brigando para aparecer nas fotos e dizer que foi(ou foram) responsável por Natal ter sido escolhida como uma das cidades que sediariam a copa do mundo, o maior evento de futebol do mundo! Alardeavam os incontáveis benefícios que a copa traria para a cidade e toda a população, ao mesmo tempo, todos  - prefeitos(as), governadores(as), deputados(as) estaduais e federais, assim como os(as) senadores(as) - queriam mostrar o quanto eficiente e competentes
   Porém, toda festa tem seu fim...
   Empreiteiros que não comparecem a licitação, obras que não saem do papel, parece que a única coisa feita nas "obras da copa" foi a derrubada da creche, as vezes eu acho que só quem perdeu foram as crianças. Será que perderemos de sediar a copa em Natal?
   Será que o não comparecimento as licitações são uma manobra para forçar que tudo ocorra sem licitação?
  
   Qual o motivo dos empreiteiros, por duas vezes, não comparecerem ao processo de licitação?

   Quem são os responsáveis pela perda?

   Quanto o Rio Grande do Norte perderá em investimento($) e obras?

   Quanto Natal, cidade turística perderá em publicidade mundial, obras, investimento em transporte público, saúde, segurança e infraestrutura?
      
Agora ninguém quer aparecer, assumir a incompetência e ingerência, ou quem sabe coisa pior...

Onde estão os governadores(as), prefeitos(as), deputados(as) estaduais e federais e os senadores(as)?

Nas próximas eleições, eles estarão novamente, com a cara de pau, pedindo votos...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Músicas para o final de semana: The Beatles!

Algumas das melhores músicas de uma das maiores bandas!
Curta o fim de semana ou trabalhe se for inevitável...


DAY TRIPPER

 

TWIST AND SHOUT



The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band 

 

SOMETHING

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Operações...

Operações investigam a corrupção que ocorre no Rio Grande do Norte...


A que vergonha, os políticos que foram eleitos para representar os interesses e as necessidades do povo fazem exatamente o contrário, mas parece que existe justiça! Parabéns para as autoridades que investigam e tentam prender os corruptos que desviam dinheiro público ou que se corrompem, os jornais locais estampam as manchetes do andamento dessas operações e julgamentos.

Leia as últimas notícias:

Hígia trocou apoios por empregos(Jornal: Tribuna do Norte) clique aqui para ler a notícia

Ex-secretário pode ser denunciado (Jornal: O Diário de Natal)  clique aqui para ler a notícia

Operação Impacto sai do TJRN (jornal: O Diário de Natal) clique aqui para ler a notícia

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NORDESTINOS!

Reflitam um pouco sobre esse texto...

Calem a boca, nordestinos! (corrigido)

Por José Barbosa Junior
Fonte:http://www.crerepensar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=204<emid=26

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra... outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!".

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos "amigos" Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos... pasmem... PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura...

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner...

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia...

Ah! Nordestinos...

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário... coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso... mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: - Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”



Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!



José Barbosa Junior, na madrugada de 03 de novembro de 2010.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM QUE VACA TUSSA!


Bom dia,

          O ENEM é uma boa idéia, pois deveria avaliar a qualidade do ensino no nosso país,  diagnosticar os erros para tentar corrigir as falhas do sistema de educação ao mesmo tempo em que substituiria as provas vestibular. Nos EUA tem um teste semelhante que já é aplicado desde de muito tempo, mas e o Brasil?
         Bom, no caso brasileiro é uma desorganização medonha supostos casos de roubo de provas, de temas de redação, gráficas e instituições do governo que por anos cometem erros primários e por aí vai...

         Quem é a maior vítima? O estudante, é claro, jovens que estudaram para se preparar para o teste, enfrentam o ansiedade e, muitas vezes, tentam superar o sucateamento das escolas públicas, das greves, da falta de professores, da falta de estrutura físicas de tais escolas, tudo isso, buscando a chance de entrar numa universidade e ter um perspectiva melhor de futuro. Será que a prova que deveria avaliar como está a qualidade do ensino no Brasil, ao contrário, não seria essa tal prova e as instituições que realizam o teste é que deveriam ser avaliadas? Diante de tantas falhas consecutivas, do aumento da perda de credibilidade o que podemos dizer? O que essa sucessão de erros, trapalhadas e descaso reflete?

         Podemos concluir que no nosso país existe um grande descaso com a área da educação, vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores, prefeitos, governadores e presidente, o que esses "representantes" estão fazendo ( é mais apropriado dizer: desfazendo)? Um déficit gigantesco em todo país de professores, faltam professores, muitos estão deixando de ser professores para assumir outras profissões, nos cursos de licenciatura nas universidades, dos alunos que se formam, poucos seguem a carreira de professor, pois quem vais estudar por anos para ter uma profissão desgastante, em situação humilhante e com um salário que não paga o suficiente nem para viver?

       Escolas sucateadas, número insuficiente de professores, salários miseráveis, greves, ENEM que não funciona e alunos que não aprenderam o mínimo do que deveriam. Que adultos eles serão no futuro? Quais as chances deles no competitivo mercado de trabalho? Que qualificação esse jovens terão para conseguir emprego nas indústrias de alta tecnologia? Será que o sucateamento das escolas também tem relação com o aumento da violência, de crimes e do número de jovens que entram no mundo das drogas? Como  pode desenvolver um país, se a sua população não tem educação? Quantas políticas sociais vão ter que se criadas para sustentar essas pessoas que não terão chance de ter um emprego digno por culpa do descaso das autoridades (in)competentes? Adivinha quem financia essas políticas? O povo! Sim, o povo é vítima do descaso, da corrupção e é o povo que vai sofrer para pagar novos e pesados impostos para sustentar a farra das autoridades públicas e dos políticos que se dizem nossos "representantes", que além de não investirem na educação, fazem farra com o dinheiro público.

       Tanto imposto, é impressionante e insuportável o tamanho da carga tributária no Brasil, mas para onde vai essa fortuna? O IDH (Índice de desenvolvimento humano) brasileiro é o 5º na américa do sul, estamos perdendo do Chile, Uruguai, da Argentina e do Peru, isso se deve a falta de planejamento e investimento real na educação do povo brasileiro (que paga caro tantos impostos).
       Mas, enquanto isso, em Brasília, os deputados federais ditos "representantes" do povo, estão se mobilizando para aumentar os próprios salários e também os do judiciário e do poder executivo (inclusive o do presidente da república), assim ninguém reclama de ninguém, afinal de contas, os filhos deles estudam nas melhores escolas particulares do Brasil. E você? Também aumenta o próprio salário?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aumento das passagens de ônibus...

 O jornal a Tribuna de Norte publicou em sua página da web, um artigo sobre a polêmica do aumento das passagens de ônibus, vale apena ler.

 

Secretário exonerado afirma que prefeita participou de negociações

Publicação: 09 de Novembro de 2010 às 08:58

O ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal Renato Fernandes, exonerado ontem (9), concedeu entrevista procurando esclarecer o caso do aumento das passagens dos ônibus urbanos.
Arquivo TNRenato Fernandes afirma que Micarla sabia de suas ações na SemobRenato Fernandes afirma que Micarla sabia de suas ações na Semob
Na entrevista, concedida ao Jornal 96, na rádio 96 FM, Renato Fernandes falou sobre o caso que tomou forma no início desta semana com a informação de que a prefeita Micarla de Sousa não teria tomado conhecimento do decreto de aumento das passagens, pois estava nos EUA.

Renato Fernandes afirmou exatamente o contrário na entrevista. "A prefeita vem conduzindo os trabalhos de negociação desde junho. Ela sabia de tudo", declarou o ex-secretário. De acordo com ele, o Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre Prefeitura do Natal, Seturn e Ministério Público prevê aumentos anuais nas passagens, todo mês de junho.

Os empresários pressionam a prefeitura desde a data acordada para que o aumento seja concedido, assim como o executivo espera que os termos acordadados sejam cumpridos pelos empresários - aumento da frota, construção de abrigos e implantação de GPS nos ônibus, por exemplo.

Para o secretário, alguém "tirou o corpo fora e deve ser cobrado", pois o mesmo teria sido chamado pelo prefeito em exercício, vereador Dickson Nasser (PSB), para apresentar as planilhas de reajuste e o mesmo teria assinado todos os documentos.

"Eu tenho cópia de todos os documentos. Inclusive, Dickson afirmou que iria publicar uma edição extra do Diário Oficial com o decreto do aumento", afirmou Renato. De acordo com as planilhas o preço das passagens de ônibus em Natal ficaria entre R$ 2,25 e R$ 2,35.

Partindo disto, Renato afirma ter acreditado que tudo estava acordado com a prefeita e entregou tudo nas mãos do vereador Dickson Nasser.

Exoneração é publicada no Diário Oficial do Município

A exoneração de Renato Fernandes da Silva foi publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Município (DOM). A portaria, de número 1510/2010-A.P., é assinada pela prefeita Micarla de Sousa.

Para o lugar de Renato Fernandes, Micarla de Sousa designou o Secretario Chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, que vai responder interinamente pela Semob.


 Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/secretario-exonerado-afirma-que-prefeita-participou-de-negociacoes/164641

KARATÊ - WUKO, ITKF, WKF...

Encontrei esse artigo interessante sobre as federações internacionais de karatê e as olimpíadas.
 
Dom - 07 Nov 
Separados por apenas um mês, os mundiais da Federação Mundial de Karate (WKF) e da Federação Internacional de Karate Tradicional (ITKF) evidenciam diferenças ou semelhanças? O que eles têm em comum? A bem da verdade o karate mundial já foi unido sob uma sigla, a WUKO - União das Organizações Mundiais de Karate.

Após perder o cargo de Vice-Presidente da então WUKO logo após o 2º Campeonato Mundial de Karate, realizado em Paris/1972, o japonês radicado nos EUA Hidetaka Nishiyama resolveu abandonar esta Federação para no ano seguinte fundar a sua própria, a qual denominou Federação Internacional de Karate Amador (IAKF). Assim, duas organizações dividiram a administração do karate mundial: WUKO e IAKF.

A então WUKO continuou promovendo seus campeonatos mundiais a cada dois anos, enquanto que a IAKF realizou o seu primeiro em 1975 na cidade de Los Angeles, EUA, sob o nome de 1ª Copa do Mundo de Karate. Ao longo das décadas de 70 e 80 estas entidades percorreram o mundo com a realização de seus eventos. Paralelamente a esta "guerra geopolítica", também se estabeleceu uma acirrada disputa pelo reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o karate, assim como o judo, pudesse integrar o Programa Olímpico.

Percebendo a disputa mercadológica estabelecida por tal disputa entre essas entidades, o COI exigiu que as duas entidades se fundissem. Somente em 1985 houve uma aproximação capaz de apagar as históricas cicatrizes. Foi realizada na Hungria uma competição promovida pelo COI com regulamento unificado a fim de estabelecer diretrizes comuns entre as entidades para que o karate pudesse finalmente se submeter aos critérios de candidatura. Lamentavelmente a fusão não foi possível e o COI reconheceu a WUKO em caráter provisório, o que provocou revolta na IAKF, que foi dissolvida e refundada sob a égide de ITKF.

Insolitamente, o beneficiado com esta tentativa mal sucedida de união do karate mundial foi o tae kwon do, pois em 1988 realizaram-se em Seul, Coréia do Sul, os XXIV Jogos Olímpicos, evento no qual estreiou como modalidade de demonstração, segundo critérios da época. Somente em 2000 o tae kwon do seria efetivado para contar medalhas no quadro geral.

Percebendo grande interesse no numeroso público karateka mundial, o COI novamente estabeleceu o diálogo entre a WUKO e a ITKF para que novamente buscassem a união em prol da modalidade. Foi proposto pelo COI que as duas entidades se fundissem sob a égide de Federação Mundial de Karate (WKF), o que parecia finalmente vir a acontecer. Como ao longo de quase vinte e cinco anos o regulamento da então WUKO vinha migrando do sistema Shobu Ippon (luta por um ponto, ou dois meios pontos) para o sistema Shobu Sanbon (luta por três pontos, ou seis meios pontos, ou combinação), a ITKF encontrou aí o argumento que precisava para mascarar a sua ambição de liderar a nova WKF. Como nenhuma das partes foi capaz de ceder, o COI reconheceu o karate em caráter definitivo em 1993, ano de fundação da WKF, que aglutinou a WUKO.

A partir daí diversas mudanças de regras foram diferenciando cada vez mais o modelo de disputas dessas entidades. Novas cisões foram ocorrendo ao longo do tempo e a ITKF sofreu um duro golpe com o falecimento de seu Presidente Hidetaka Nishiyama, que pouco antes de morrer enviou uma carta ao COI pedindo que reconsiderassem o karate como modalidade olímpica.

O karate brasileiro, como não poderia deixar de ser, também foi vitimado por essas divisões internacionais, o que de certo modo acabou por fomentar o esfacelamento da organização do karate nacional. Como os professores japoneses que haviam difundido o karate no Brasil possuíam maior afinidade com a então IAKF, o karate brasileiro se afastou da WUKO em 1973, um ano após conquistar o Campeonato Mundial com Luís Tasuke Watanabe, o karate brasileiro permaneceu afastado do circuito mundial por muitos anos.

Somente em 1985 quando o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por determinação do COI, exigiu que o karate brasileiro não permanecesse com dupla filiação mundial, fundamental critério para que o karate conquistasse o reconhecimento pelo COI, foi que as fissuras entre as lideranças políticas da época alcançassem proporções antagônicas que até hoje perduram. Até então, para as novas gerações, a única entidade mundial conhecida era a IAKF, fato que foi desvelado pelo karateka Enio Vezzuli, que durante seu curso de instrutores (Kenshusei) realizado na Nihon Karate Kyokai (NKK) no Japão, obteve toda a verdade dos fatos o que viria a desagradar profundamente as lideranças do Departamento de Karate da Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP), entidade a qual o karate brasileiro era vinculado uma vez que ainda não tinha a sua própria entidade nacional de administração.

Tais revelações e exigência do COB promoveram a primeira grande cisão do karate brasileiro. Aproveitando-se do ocorrido em 1985 com a IAKF, nascia no Rio de Janeiro a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karate Tradicional (FERJKT). Embora a legislação da época não permitisse a coexistência de duas entidades destinadas a um mesmo fim, numa inteligente manobra jurídica foi estabelecido que as "diferenças" entre o "karate" e o "karate tradicional" paralelamente eram as mesmas entre futebol de campo e futebol de salão, ou seja, desportos diversos.

Os remanescentes nas federações estaduais se organizaram e conseguiram fundar em 11/09/1987 a Confederação Brasileira de Karate (CBK). Servindo-se da jurisprudência ocorrida no Rio de Janeiro, um ano após foi fundada a Confederação Brasileira de Karate Tradicional (CBKT).

Não obstante isso para o enfraquecimento do karate do Brasil, em 1992 era promulgada a Lei Zico, que permitia a livre criação de ligas, federações e confederações de uma mesma modalidade. Como o karate não era modalidade olímpica e não recebia repasses do COB, lideranças do karate brasileiro sentiram-se estimulados ao "estouro da boiada" e criaram as suas próprias. Em 1998 a Lei Pelé viria para corroborar a Lei Zico, o que promoveu maior fragmentação técnico-política do karate no Brasil.

Entre outras "marcas", surgiria o "karate interestilos", que logo se despedaçou em três federações mundiais. A maior delas até já superou a ITKF em número de países membros. Enquanto isso, a WKF permaneceu próxima ao COI, conseguiu introduzir o karate nos Jogos Continentais e Mundiais, agregou a imensa maioria de karatekas do mundo inteiro por intermédio de seus 174 países membros. Para se ter uma ideia da credibilidade da WKF, desde a década de 70 o governo japonês apenas a reconhece e sua seleção japonesa de karate só participa do circuito de competições promovidos pela WKF.

A criação da Premiere Leage da WKF fará com que haja uma profissionalização para lutadores de karate e deve ser o golpe final em instituições de auto-promoção.

Como o Brasil em poucos anos será sede dos Jogos Olímpicos, por intermédio de uma faxina financeira o karate brasileiro poderá vir a se unir, ao menos para lutar pelos 15% de verbas do Programa Bolsa Atleta Federal que serão destinadas somente aos esportes integrantes dos Jogos Pan-americanos. Aos esportes que integram os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, restarão "míseros" 85% das verbas.
WKF x ITKF                                   Mundial WKF (apenas Senior)             Mundial ITKF
Número de Atletas                                      1200                                         800
Países                                                            88                                           30
Seleção japonesa                                            Sim                                        Não
Reconhecimento pelo Japão                         Sim                                         Não
Transmissão TV                                            Sim                                         Não
Uso de vídeo p/ arbitragem                          Sim                                         Não
Fonte: http://www.karatedasmeninas.com/ex-wuko-wkf-se-itkf-na-luta-pela-hegemonia-do-karate.html

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ciclomotores, as famosas "cinqüentinhas"...

        Hoje, em Natal-RN, o número de acidentes de trânsito envolvendo motos já é grande, vemos "motoboys"  pilotando na contramão, por cima de canteiros, calçadas e praças, fazendo ultrapassagens ilegais mesmo com carteira de motorista e o conhecimento da legislação de trânsito, eles parecem não que não respeitam nem a própria vida.
      Agora imaginem os ciclomotores, onde crianças e adultos pilotam sem capacete, sem habilitação e sem conhecimento da legislação de trânsito?

       O jornal a Tribuna do Norte escreveu a seguinte matéria:
Clique aqui para abrir o site do jornal

Ciro Marques - Repórter

Natal, 08 de Novembro de 2010 | Atualizado às 10:08h

Eles ainda se sobrepõem ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas este período pode estar prestes a acabar. Sem registro e gozando de total liberdade para cometer infrações sem resultar em multas aos seus condutores, os famosos ciclomotores ganharam espaço e adeptos em todas as cidades do Estado, sobretudo, em Natal. No entanto, essa popularidade pode estar com os dias contados. Isso porque a Polícia Militar planeja realizar um trabalho de fiscalização para exigir o registro obrigatório para o veículo, ação já prevista no CTB, mas que ainda não passa  de teoria no Rio Grande do Norte.

adriano abreuA Polícia Rodoviária fará trabalho de conscientização sobre as exigências para usar um ciclomotorA Polícia Rodoviária fará trabalho de conscientização sobre as exigências para usar um ciclomotor
Os ciclomotores fazem parte daquele grupo que todos conhecem seu nome popular, mas poucos os reconhecem pelo nome oficial. Por isso, talvez fique mais fácil serem chamados de “cinquentinhas”, numa  referência aos seus motores com,  no máximo, 50 cilindradas. São aquelas “mobiletes” ou aquelas motonetas de menor porte, que devido ao seu preço acessível e formas de pagamento elásticas, caíram no gosto de muitos ex-pedestres.

A popularidade, inclusive, deve-se também ao desconhecimento de muitos condutores das obrigatoriedades que precisam arcar ao adquirirem um veículo como esse. “O problema é que muita gente está comprando ciclomotores acreditando que não é preciso emplacar, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e podem andar livremente, sem capacete, até. Contudo, isso não é possível. Pelo menos, não deverá ser mais”, afirma o comandante do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual,  capitão Cláudio Augusto.

Segundo ele, por enquanto será feito um trabalho de conscientização e informação à população sobre o que é preciso ter e usar para conduzir um ciclomotor. No entanto, em um futuro próximo, a intenção é começar um trabalho firme de fiscalização e até apreensão dos veículos irregulares. “Neste momento será para informação e, mais na frente, começaremos o trabalho ostensivo, de fiscalização e policiamento”, promete o capitão.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, assim como motos de maior potência, carros, ônibus e caminhões, os ciclomotores precisam ser registrados junto ao Detran local, estarem licenciados e só poderão ser conduzidos por pessoas habilitadas e, consequentemente, maiores de 18 anos. “Atualmente, vemos que esse veículo popularizou-se principalmente entre os jovens. Inclusive, adolescentes.  Muitos pais compram esses veículos para os filhos acreditando que eles não precisam de CNH para conduzi-los, embora isso não seja realidade. Precisam sim”, reforça o capitão.

A necessidade de uma CNH e de um registro para os ciclomotores, segundo o capitão Augusto, é clara. Sem registro e o emplacamento, o veículo pode transitar acima do bem e do mal nas vias públicas. Cortar sinal, parar em cima da calçada, transitar na contramão, no acostamento, cometer qualquer infração no trânsito e estar livre do que isso pode ocasionar: multas e pontos na carteira de motorista.

A CNH, por sinal, é outra necessidade básica do condutor, porque é com ela que quem dirige o veículo mostra ter conhecimento das leis de trânsito. “Sem a carteira, como é possível saber se o condutor está ciente ou não da legislação de trânsito? E se ele não está ciente, como pode ter responsabilidade de conduzir um veículo que pode representar um risco não só para ele, mas também para os outros condutores?”, questiona o capitão.

Além disso, é necessário também aos ciclomotores o licenciamento por parte do Detran. “É preciso que esses veículos estejam aptos a rodar. Paguem impostos e contribuição. Muitos não sabem mas, por exemplo, os ciclomotores que não são licenciados tiram o direito do condutor que se envolve em acidente receber o seguro DPVAT”, explica o capitão.

Ele acrescenta ainda a questão da segurança na regularização da situação do veículo: “se o ciclomotor é roubado, não tendo registro e emplacamento, resta apenas o número do chassi como forma de identificação e isso dificulta bastante para a Polícia encontrar e recuperar o veículo. Estando todos emplacados e registrados, fica mais fácil nosso trabalho: o que transitar sem placa, será vistoriado para saber se há contra ele queixa de roubo”. Com a falta de registro, inclusive, não é nem possível saber quantos veículos como esses estão, atualmente, transitando no Estado.

Se tratando de ciclomotores, por sinal, o problema de roubo e acidentes não preocupa apenas os condutores desses veículos. A sociedade pode ser vítima de pessoas nessas “cinquentinhas”. Um caso emblemático, por exemplo, foi registrado, na última semana, por policiais militares que fazem ronda no bairro do Alecrim.

Era quarta-feira, por volta das 7h30 da manhã. A rua dos Pajeus já estava bastante movimentada por pedestres e veículos, quando uma dupla, ainda não identificada, parou em frente à loja Cleito Cell e atirou seis vezes contra Claudísio Cardozo Ferreira, 31 anos. A vítima era foragida da Justiça do Ceará e   um dos bandidos mais perigosos de Fortaleza. Mesmo assim, a dupla autora do crime poderia ter sido localizada e presa, se não tivessem utilizado na fuga um veículo não registrado e que nem placa possuía: uma motoneta Traxx, uma dos ciclomotores mais populares no Estado.

“Tivemos conhecimento que eles fugiram em uma Traxx preta. Os policiais até tentaram persegui-los, mas é complicado porque em um veículo leve como esse, eles têm vantagem na fuga. Além disso, como não havia placa, fica difícil identificá-la ou se localizar o proprietário, posteriormente”, afirmou, na ocasião, o tenente da PM Márcio Lima. Estando sem placas, a única maneira de uma Traxx ser identificada é pelo número do chassi.

“Não é qualquer pessoa que sabe localizar o chassi do veículo. Além do mais, fica mais fácil para a bandidagem. Praticamente todos os dias, temos notícias de roubos praticados por bandidos em ciclomotores, e se todos tivessem placa e apenas um ou outro não possuíssem, seria mais fácil identificar.  afirmou o capitão Augusto.

A cada 10 acidentes, 8 são com motos, diz Samu
Insegurança e imprudência são principais causas dos acidentes. Se a falta de registro e licenciamento dos ciclomotores está se tornando um problema de segurança pública no Estado, devido a grande quantidade de bandidos que praticam crimes auxiliados por esses veículos, para a saúde pública as “cinquentinhas” também, há muito, já estão dando trabalho. Sobretudo, devido à falta de conhecimento dos condutores e a fragilidade do veículo.

“Ciclomotores têm estruturas muito frágeis e deixam seus condutores mais expostos, até que aqueles que conduzem motos. Além disso, como muitos não possuem Carteira Nacional de Habilitação, a quantidade de infrações no trânsito e, consequentemente, acidentes provocados por ele, é muito grande”, afirma o capitão Cláudio Augusto.

Da mesma opinião, compartilha a coordenadora-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal), Wilma Dantas. Segundo ela, atualmente, a cada 10 acidentes de trânsito socorridos pela Samu, oito têm como acidentados pessoas que conduziam veículos de duas rodas. “Deste número, a grande maioria estava conduzindo motos pequenas, como essas ‘cinquentinhas’ ou aquelas de, até, 100 cilindradas. Quase sempre, inclusive, o acidente é provocado por uma atitude imprudente dele mesmo”, afirmou ela.

Segundo Wilma Dantas, condutores de motocicletas maiores tendem a ter mais responsabilidade na condução de seus veículos, ao passo que os dos ciclomotores nem mesmo chegam a estar habilitados. “Aqueles que conduzem motos maiores têm mais zelo pelos seus veículos. Já os que andam de ciclomotores, comumente comentem irregularidades e, em alguns casos, chegam até a recusar o atendimento médico, por receio de serem autuados por algum crime. Já foram várias as vezes que chegamos ao local de um acidente e o condutor, mesmo acidentado, fugiu ou se recusou a ir ao hospital para não ter seu veículo apreendido”, afirmou a coordenadora-geral.

A apreensão de veículos, por sinal, já está sendo feita pela PM. Todos os ciclomotores envolvidos em acidentes e que não possuem licença, nem registro ou estão sendo conduzidos por pessoas sem a CNH, são levados para o pátio do Detran e só saem de lá devidamente regularizados. “Já começamos a fazer esse trabalho, pelo menos, com aqueles que se envolveram em acidentes. Eles só saem de lá devidamente regularizados e licenciados”, afirmou o capitão Augusto.

Outro ponto que contribui para a gravidade dos acidentes envolvendo esses veículos, além do desconhecimento do Código de Trânsito Brasileiro devido a frequente falta de habilitação por parte dos condutores, é a ausência de capacete, que apesar de todas as campanhas de segurança no trânsito, ainda é percebida. “Nos locais de mais trânsito, é difícil, mas nas periferias e, sobretudo, no interior do Estado, é fácil ainda ver esse tipo de atitude. Pessoas andando sem capacete, algo que é imprescindível para a segurança de alguém que conduz um veículo”, afirmou ela.

Lojas não alertam para a necessidade da habilitação

Menos de R$ 4 mil, na maioria dos casos, e mais uma economia sem tamanho no deslocamento urbano. Aliado a isso, a promessa de ser desnecessário o registro, a licença e o porte de Carteira Nacional de Habilitação do condutor (CNH). O modo econômico que as “cinquentinhas” oferecem é o principal motivo para que muitos optem pelo veículo e abandonem o transporte coletivo.

“Nossa grande maioria de clientes são pessoas de classes mais populares, trabalhadoras, sobretudo pela economia sim. Pagar a parcela e mais os gastos com combustível é mais barato que arcar com as passagens de ônibus”, afirma a gerente de uma das concessionárias de ciclomotores de Natal – nome preservado. Segundo ela, algumas “cinquentinhas” chegam a fazer 60 quilômetros com apenas um litro de combustível e seu valor de compra pode ser dividido em, até, 24 meses.

Para o capitão Cláudio Augusto, comandante do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, em muitas concessionárias da capital do Estado não é nem tratada a necessidade de registro e de habilitação para veículo e condutor, respectivamente. “Por isso, estamos querendo fazer um trabalho de informação para a população para, em seguida, exigir o registro e a CNH. Muita gente compra esses ciclomotores desinformado  do que é preciso ter para conduzir um. Saem da loja apenas   com a nota fiscal e mais nada”, afirma ele.

Segundo o capitão, a função de fiscalização era inicialmente da Prefeitura do Natal, mas como ela já se pronunciou que não tem como fazer esse trabalho, a responsabilidade ficou para o Estado, através do Detran e da PM, com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).

Questionada sobre a veracidade da declaração do capitão, a gerente ouvida pela TRIBUNA DO NORTE desconsidera a afirmação. “Nosso trabalho é atender o cliente e não tratar do registro de veículos. O ciclomotor sai daqui só com a nota fiscal como qualquer outro veículo sai da concessionária somente com a nota fiscal”, afirmou ela.

Fonte:  http://tribunadonorte.com.br/noticia/livres-para-transgredir-pm-agora-mira-mobiletes/164477

O que é ética?

Bom, todo mundo já ouviu falar em ética, muitos já disseram "fulaninho não tem ética!", mas como você(s) conceituariam ou qual o significado atribuído a tal palavra?

Afinal, o que é ética ? Segundo a filosofia, ética é o estudo dos fundamentos da ação humana. Na busca pela felicidade, o homem se vê obrigado a fazer escolhas relativas a qual caminho seguir para alcançar a felicidade. O caminho escolhido está dentro das normas sociais de condutas  (moral) ?
Qual é a importância de se refletir sobre a conduta do homem? Não adianta criticar apenas o político corrupto ou grande empresário inescrupuloso que destrói o meio ambiente, mas e nós? No nosso cotidiano, agimos de forma correta? Será que nós seguimos as normas sociais? E a mania de levar "vantagem" em tudo e em cima  dos outros? Você é capaz de fazer qualquer coisa para ser feliz? Mesmo que tenha de ser desonesto?  Quais as conseqüências para a sociedade?


Assista os dois vídeos a seguir e entenda um pouco mais sobre a ética.



Continuação...